Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Alunos da UFSM prestam assistência ao projeto Juventude Rural em Toropi

Na manhã da última quarta-feira (8), alunos da UFSM integraram o Grupo Gestor do projeto Juventude Rural em Toropi, para determinar as estratégias do plano de ação do trabalho promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria com Prefeitura, Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi e Sicredi. Participam da iniciativa 10 alunos da UFSM, dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

A UFSM se insere nesse trabalho através do Departamento de Zootecnia, o qual vem aplicando a pesquisa de “Desenvolvimento e Ações de Extensão para o Fortalecimento da Agricultura Familiar Regional”, juntamente com alunos representantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Zootecnia e Agronomia, e com as empresas Techvet Jr. e Agrosul Jr.

Promovido pela Emater, o projeto Juventude Rural tem o objetivo de construir junto com os jovens uma reflexão sobre as atividades produtivas no meio rural, oferecendo incentivo e condições para que eles permaneçam com qualidade na propriedade rural. O projeto incentiva o jovem a compreender as oportunidades de desenvolvimento existentes nesse meio, valorizando o seu ambiente de vivência e a agricultura familiar.

A primeira ação do projeto será uma pesquisa a ser aplicada junto aos jovens, a fim de diagnosticar as perspectivas deles quanto à sua permanência no meio rural. A próxima etapa está marcada para o dia 13 de julho, quando será planejado o primeiro encontro dos jovens com os integrantes do Grupo Gestor.

Fonte: www.ufsm.br