Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Última edição do Processo Seletivo Seriado abrirá inscrições em 1º de julho



 

A última edição do Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFSM será realizada no dia 18 de dezembro. Poderão concorrer os candidatos que realizaram o PSS 2 em 2015. A seleção será por meio de uma prova de 58 questões objetivas e redação.

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 1º de julho até 12 de agosto em www.ufsm.br/coperves. A taxa de inscrição será de R$ 50,00, podendo ser paga até 15 de agosto. Para os candidatos com renda inferior a 1,5 salário mínimo, há a possibilidade de solicitar a isenção da taxa, o que poderá ser feito já a partir de quarta (22) até sexta-feira (24) da próxima semana.

O edital do Processo Seletivo Seriado foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM na manhã desta sexta-feira (17).

Este ano, haverá algumas mudanças no processo. Dentre elas está o número de redações a serem corrigidas. Em 2015, a proporção era de três redações para cada vaga disponível no curso que o candidato apontava no momento da inscrição. A alteração proposta e aprovada pelo Cepe é que se corrijam quatro por vaga, tendo um mínimo de dez por cota. Com essa mudança, a intenção é que não se perca nenhuma vaga por conta de um baixo número de redações corrigidas.

Além disso, houve também mudanças no critério de desempate. Este ano, a renda familiar dos candidatos será analisada, e a que for comprovadamente mais baixa terá preferência para a vaga.

As demais mudanças são referentes ao total de vagas e à disponibilidade por campi (os números serão divulgados oportunamente). Também foram modificados os municípios-sede do PSS, sendo excluídas as cidades do Paraná.

Quanto às cotas, os percentuais referentes ao PSS 3 são de 20% das vagas. Este percentual é definido com base na porcentagem de negros e pardos do estado onde se localiza a Universidade, a partir de dados do último censo do IBGE. No caso, esse dado refere-se ao censo de 2010.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220.8170 ou pelo e-mail falecom@coperves.ufsm.br.

Fonte: www.ufsm.br 

Taísa Medeiros, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-4316

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes