Descubra 2016 lança campanha intimista

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanente de Vestibular (Coperves) realizaram o lançamento da campanha para a 3ª edição do Descubra UFSM, na manhã desta terça-feira (23). Nesta edição, a questão do autoconhecimento tem destaque. Elaborada pela Facos Agência, a campanha recebeu o slogan “O todo que é você”, focado na pluralidade de sentimentos e valores dos quais é formado cada jovem.

Para chegar ao slogan, a equipe da Facos Agência, formada por estudantes de Comunicação Social e coordenada pela professora Juliana Petermann, realizou uma pesquisa com estudantes de ensino médio para ter conhecimento do que eles esperam do Descubra. “A primeira coisa que a gente percebeu, o fator mais importante, é que no Descubra faltava uma percepção mais intimista do jovem. São jovens que, em essência, buscam muito a valorização do eu. Não um eu egocêntrico, mas um eu de essência mesmo, de valores. Então, a gente percebeu que isso seria um ideal que faltava muito”, explica a acadêmica de publicidade Elena Dias, também responsável pelo planejamento publicitário da campanha.

O Descubra é um evento institucional que possibilita aos estudantes, principalmente de ensino médio, um contato próximo com todos os cursos de graduação que a UFSM oferece. No evento, o jovem dialoga com acadêmicos e professores, e experimenta um pouco do que é estudado em cada área. Este ano, irá acontecer nos dias 15, 16 e 17 de setembro das 9h às 17h. O local será o mesmo das edições anteriores, o Centro de Eventos.

As escolas devem se inscrever, a partir do início de agosto, para agendar a visita dos alunos. O ofício com as instruções e o prazo oficial para as inscrições será divulgado nos próximos dias.

Descubra o seu lugar no universo

Este ano, o evento terá uma nova atração, o “Descubra o seu lugar no universo”. Proposta pelo PET Física, a ideia é conduzir os estudantes a uma visita guiada ao “sistema solar”. Para isso, “planetas” serão espalhados pelo campus, de acordo com as proporções em tamanho e distância que os astros ocupam no espaço.

Descubra Virtual

Outra novidade é que o Descubra poderá ser visitado virtualmente. Segundo o Coordenador de Planejamento Acadêmico, professor Jerônimo Tybusch, será criado um site em que, ao acessar, a pessoa irá escolher um avatar para caminhar pelos centros de ensino da UFSM com informações condensadas de cada curso em um espaço mais dinâmico.

Texto e foto: Paola Brum, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias da UFSM

Edição: Maurício Dias (www.ufsm.br)