Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário debateu os desafios da inclusão social



 

A UFSM promoveu, de 6 a 8 de julho, o Seminário sobre os Desafios da Inclusão Social.

O evento reuniu servidores docentes, técnico-administrativos e alunos da UFSM em torno de temáticas como racismo, diversidade sexual, empoderamento, visibilidade, pertencimento, violências de gênero, multiculturalidade, descolonização, direitos na sociedade brasileira, acessibilidade e permanência no ensino superior.

Além de palestrantes da UFSM, o seminário trouxe professores e pesquisadores de outras instituições, como UFRGS, UFSCar, Escola Dr. Reinaldo Cóser, Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Sexualidade (NAPS Santa Maria) e Instituto de Educação Indígena Angelo Manhká Miguel, de São Valério do Sul.

O evento contou também com depoimentos de alunos de graduação e pós-graduação da UFSM, que relataram os desafios superados em suas trajetórias acadêmicas, na condição de indígenas, negros, surdos ou cegos.

O seminário integrou o Curso “Direitos, Sociedade e Políticas Públicas”, oferecido aos servidores da UFSM desde maio de 2016. Seu objetivo é sensibilizar os profissionais da área da educação para a implementação das diretrizes da Resolução 002/2015-CNE/MEC.

O curso foi uma iniciativa do Observatório de Ações Afirmativas da UFSM (Afirme), sendo promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (NED/PROGEP), com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

 

Pro-reitora de Graduacao da UFSM, Martha Adaime     

     

    

    

   

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-4353

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes