​2ª Semana da Calourada será de 8 a 14 de agosto

Para marcar o início do segundo semestre letivo de 2016 na UFSM, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a diretoria da Casa do Estudante Universitário, promovem a 2ª Semana da Calourada, com diversas atividades de recepção aos novos acadêmicos a partir de segunda-feira (8) até 14 de agosto.

A 2ª Semana da Calourada vai contar com diversos shows musicais, atividades esportivas, teatrais, boate do DCE, entre outras, que serão realizadas no Centro de Eventos e no hall do Restaurante Universitário do campus de Santa Maria. Nos demais campi também serão realizadas atividades de acolhimento aos alunos. A programação completa será divulgada em breve na página do evento no Facebook.

O novo modelo de recepção aos alunos implantado pela UFSM busca criar uma cultura alternativa aos trotes atuais. “A conjuntura mudou e não podemos mais continuar com trotes violentos. Há também uma preocupação com os excessos de bebidas, até porque muitos dos calouros ainda são menores de idade”, salienta a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Jane Dalla Corte.

Além de prestar as orientações necessárias aos alunos que estão ingressando na Instituição, a Semana da Calourada também objetiva disponibilizar os espaços da Universidade para a confraternização dos alunos, que ajudam a definir a programação do evento.

“A Calourada deu certo porque foi feita com os estudantes e para os estudantes”, destaca Jane, evidenciando o caráter positivo acerca da participação dos alunos na construção do evento. “O diferencial é estabelecer esse diálogo com quem está no processo. Essa parceria foi essencial para o sucesso do evento”, salienta.

Realizada pela primeira vez de 7 a 13 de março deste ano, no Centro de Eventos da UFSM, a 1ª Semana da Calourada reuniu grande número de estudantes. Entre as atrações do evento, o grande destaque foi a banda Chimarruts, que atraiu um público de 12 mil pessoas.

Jane avalia o primeiro evento como plenamente satisfatório. “O saldo foi extremamente positivo. Diminuiu até a questão da violência nos trotes, que é o que a gente busca evitar, dando um espaço de lazer e acolhimento dentro da própria Universidade”, comenta.

SAI recepciona alunos estrangeiros

Desde o dia 1º de agosto, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) está promovendo o Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, destinado a alunos provenientes de outros países. O curso segue até este sábado (6). Na segunda-feira (8), no DTG da Universidade, serão realizadas apresentações artísticas e oferecido um jantar típico aos alunos estrangeiros.

Texto: Luís Fernando Filho, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti (www.ufsm.br