5ª Escola de Inverno de Educação Matemática ocorre na UFSM até sexta-feira

Esther Grossi proferiu a conferência inaugural

Iniciou na manhã desta quarta-feira (3) a 5ª edição da Escola de Inverno de Educação Matemática (Eiemat) e, no interior da programação do evento, o 3º Encontro do Pibid Matemática, que pretende constituir-se em um espaço de discussão e compartilhamento de experiências sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação de professores de Matemática para a Educação Básica.

A cerimônia de abertura contou com a participação do pró-reitor adjunto de Graduação, Paulo Roberto Magnago, da diretora do Centro de Educação, Helenise Sangoi Antunes, da diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas, Sonia Cechin, da coordenadora dos cursos de Matemática, Sandra Eliza Vielmo, do subchefe do Departamento de Matemática, João Roberto Lazzarin, e do coordenador da 5ª Eiemat, Ricardo Fajardo que, em sua fala, destacou o protagonismo dos participantes para a efetiva realização dos dois eventos.

Logo após a cerimônia de abertura, ocorreu a conferência inaugural “Uma matemática a serviço do pensamento”, proferida pela professora Esther Pillar Grossi, que desde 1970, quando fundou o Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), tornou-se uma liderança e referência na busca de soluções aos grandes problemas da escola pública brasileira.

A 5ª Escola de Inverno de Educação Matemática e o 3º Encontro Pibid Matemática, que têm como tema “A sala de aula de Matemática: que lugar é esse?”, se encerram na sexta-feira (5).

Os mais de 300 participantes têm na programação, além das palestras, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos e mostra didático-científica do Pibid.

Com informações e foto do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE