Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Resolução estimula recepção humanizada aos calouros e proíbe trotes degradantes

 

A administração central lembra à comunidade da UFSM que a recepção aos calouros da instituição é regulamentada pela Resolução N. 003/2000, de 13 de abril de 2000. O documento estimula a participação dos vários setores da UFSM nas calouradas, tais como representantes estudantis, órgãos da Reitoria, servidores docentes e técnico-administrativos e as coordenações e direções dos respectivos cursos e centros de ensino.

Em seu artigo segundo, a Resolução veda qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer tipo de tratamento desumano ou degradante. 

A prática de qualquer um desses atos resultará na aplicação de sanções disciplinares previstas no Regimento Geral da UFSM aos responsáveis (advertência, repreensão, suspensão ou desligamento da universidade), assegurado o devido processo administrativo. Toda e qualquer manifestação de recepção aos novos estudantes deverá, obrigatoriamente, estar inserida na programação do curso, aprovada pelo seu colegiado.

A UFSM mantém, através de sua Ouvidoria, um canal permanente de diálogo com a comunidade universitária e com a população em geral. Denúncias, reclamações, elogios e sugestões podem ser encaminhados, mesmo de forma anônima, através deste link.

Fonte: www.ufsm.br