Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Réplica do sistema solar será uma das atrações da 3ª edição do Descubra UFSM



 

Uma das novidades da 3ª edição do Descubra UFSM é a atividade “Descubra o seu Lugar no Universo”, que consiste em um passeio guiado através de uma réplica em escala do sistema solar, que será instalada no campus sede da universidade. Com o intuito de instigar futuros universitários a descobrir tudo o que a UFSM tem a oferecer, o evento ocorre de 15 a 17 de setembro, no horário das 09h às 17h, com entrada gratuita. As escolas podem inscrever até o dia 9 de setembro na página www.coperves.ufsm.br. As novidades do evento, que é gratuito e aberto ao público, também estão na página do Descubra no Facebook.

O objetivo dessa atividade é fazer com que os participantes experimentem as dimensões e distâncias relativas dos planetas do sistema solar, para que percebam a finitude e o isolamento do nosso mundo, na esperança de que passem a considerar as questões ambientais a partir de um ponto de vista mais abrangente e perene, em contraste com a visão frequentemente local e imediatista imposta pelos interesses econômicos.

Para a realização da atividade, pequenas torres metálicas serão instaladas ao longo do trajeto que os visitantes seguirão para chegar até o evento. Cada torre indicará a posição de um planeta, contendo a representação do respectivo astro, em tamanho proporcional à escala adotada, além de informações básicas sobre o seu tamanho real e constituição. O “sol” será colocado em frente ao Pavilhão Polivalente do Centro de Eventos da UFSM.

Os guias do passeio serão estudantes de Física da UFSM, entre os quais se destaca a participação dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) desse curso. Durante o passeio, os guias farão uma breve descrição do percurso e dos objetos encontrados, além de responder a perguntas dos visitantes.

Confira o mapa do evento AQUI.

Fonte: www.ufsm.br, com informações da Assessoria de Comunicação da Coperves

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-4394

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes