Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Submissão de resumos ao 2º Seminário “Políticas Públicas e Ações Afirmativas” termina dia 12

Cartaz Afirme 2016 02 A segunda edição do Seminário “Políticas Públicas e Ações Afirmativas” ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório do CCSH (prédio 74C do Campus Sede), das 19 às 23 horas. O tema central do evento será “Políticas públicas de formação docente”.

O encontro, organizado pelo Observatório de Ações Afirmativas da UFSM (Afirme), objetiva analisar e discutir os processos constituintes da formação e da prática docente em um contexto de diversidade étnica e sócio-cultural nos ambientes educacionais. O Seminário busca englobar as questões que envolvem as ações afirmativas e seus impactos políticos e sociais, especialmente no âmbito da educação.

As inscrições para apresentação de trabalhos, através da submissão do resumo, estarão abertas até 12 de setembro no site do evento.

As inscrições para ouvinte estarão disponíveis de 13 de setembro a 17 de outubro.

A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para 16 de setembro, sendo que os trabalhos completosdeverão ser encaminhados até 9 de outubro. Os textos serão publicados no site do Afirme.

De acordo com a organização, “a ênfase do debate está nas novas características resultantes, ao longo dos últimos anos, por decorrência da implementação de políticas mais amplas de acesso às universidades e na produção de análises sobre seus efeitos na formação docente e na própria atuação dos profissionais, então confrontados com situações novas, em um processo que apresenta diferenças com a realidade anterior e abre perspectivas analíticas e críticas, na busca de fatores explicativos sobre o tema”.

A aproximação entre ações afirmativas e formação docente possibilita, ainda, a discussão, a partir de diferentes abordagens e perspectivas, de questões que envolvem os processos de ensino-aprendizagem em um cenário de diversidade, seja em universidades, seja na Educação Básica.

O seminário também discutirá os limites e obstáculos enfrentados no processo de formação docente diante desse novo contexto.

O evento, além disso, constitui-se em um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa que tratem das políticas públicas em geral, em seus variados aspectos, abordando os processos de formulação, implementação e avaliação, incluindo políticas de permanência, de assistência estudantil e políticas sociais.

Fonte: www.ufsm.br