2º Seminário de Políticas Públicas e Ações Afirmativas abre inscrições para ouvintes

Já está disponível o formulário para as inscrições gratuitas de ouvintes para o 2º Seminário de Políticas Públicas e Ações Afirmativas. O prazo vai até 17 de outubro.

O evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório do CCSH, prédio 74C, às 19h, tendo como tema central “Políticas públicas de formação docente”.

A programação completa será divulgada em breve no site do evento.

O encontro, organizado pelo Observatório de Ações Afirmativas da UFSM (Afirme), objetiva analisar e discutir os processos constituintes da formação e da prática docente em um contexto de diversidade étnica e sócio-cultural nos ambientes educacionais. O Seminário busca englobar as questões que envolvem as ações afirmativas e seus impactos políticos e sociais, especialmente no âmbito da educação.

De acordo com a organização, “a ênfase do debate está nas novas características resultantes, ao longo dos últimos anos, por decorrência da implementação de políticas mais amplas de acesso às universidades e na produção de análises sobre seus efeitos na formação docente e na própria atuação dos profissionais, então confrontados com situações novas, em um processo que apresenta diferenças com a realidade anterior e abre perspectivas analíticas e críticas, na busca de fatores explicativos sobre o tema”.

A aproximação entre ações afirmativas e formação docente possibilita, ainda, a discussão, a partir de diferentes abordagens e perspectivas, de questões que envolvem os processos de ensino-aprendizagem em um cenário de diversidade, seja em universidades, seja na Educação Básica.

O seminário também discutirá os limites e obstáculos enfrentados no processo de formação docente diante desse novo contexto.

O evento, além disso, constitui-se em um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa que tratem das políticas públicas em geral, em seus variados aspectos, abordando os processos de formulação, implementação e avaliação, incluindo políticas de permanência, de assistência estudantil e políticas sociais.