Descubra UFSM terá espaços para reflexão e convivência

O Descubra UFSM terá diversas novidades e atrações para que os estudantes e visitantes possam conhecer um pouco mais sobre a universidade. Com um público estimado de 25 mil pessoas e com 250 escolas inscritas, o evento vai ter espaços de confraternização e entretenimento. O Descubra ocorre de quinta (15) a sábado (17) no Centro de Eventos da UFSM. A entrada é gratuita e é aberto ao público em geral.

Segundo o coordenador do Descubra UFSM, professor Jeronimo Tybusch, a edição deste ano segue com áreas para contato e convívio que incluem música, jogos e brinquedos (veja no mapa a seguir a localização dos espaços). Um dos ambientes é o Espaço Chimarrão, feito em parceria com a Erva-Mate Elacy e o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany da UFSM, onde os visitantes encontrarão erva-mate e água quente, bem como oficinas de como preparar chimarrão e de truco.

Outro ambiente será o “Vibe Descubra”, que estará localizado em frente ao pavilhão dos cursos de graduação. O “Vibe Descubra” é para o visitante descansar e se divertir como jogos eletrônicos, música com DJ, telões com atrações e apresentações artísticas de escolas.

Descubra seu lugar no Universo

Entre as novidades, Tybusch destaca o “Descubra seu lugar no Universo”, realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Física, que consiste em um passeio guiado através do campus, onde estarão dispostas representações em escala do sol e dos planetas do nosso sistema solar. Para isso, pequenas torres metálicas vão ser instaladas ao longo do caminho que os visitantes fazem para chegar ao evento com a representação de cada astro, em tamanho proporcional segundo a escala adotada, além de informações sobre seu tamanho e constituição.

O objetivo da atividade é fazer com que o público experimente as dimensões e distâncias relativas dos planetas, para que percebam como nosso planeta tem limites e é isolado, e passem a pensar seriamente as questões ambientais. Para isso, os estudantes do curso de Física e integrantes do PET Física vão agir como guias, explicando e descrevendo os objetos encontrados durante o passeio.

Evento proporciona reflexão quanto ao meio ambiente

O evento também busca levar a conscientização do cuidado com o meio ambiente através da instalação de coletores e contentores que vão permitir a separação do lixo entre rejeitos, resíduos orgânicos e resíduos recicláveis. Os rejeitos e os resíduos orgânicos serão encaminhados ao aterro de Santa Maria. Os resíduos recicláveis serão coletados e triados pelas Associações de Selecionadores durante o evento em um galpão no Centro de Eventos, onde os visitantes vão poder acompanhar de perto o processo e saber a importância da coleta seletiva para o planeta.

Curso de psicologia terá tenda para expressão de afetos

Os acadêmicos de graduação e pós-graduação de Psicologia da UFSM terão estande para mostrar à comunidade estudantil os benefícios que a psicologia pode proporcionar ao integrar arte e a saúde popular.

No local, ocorrerão oficinas abertas sobre temas diversos, como relações amorosas, consumo de drogas, uso de tecnologias digitais, imigração de mulheres, pobreza e políticas públicas, para potencializar afetividade e crítica através da arte e do diálogo.

Texto: Gabriela Pagel, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias www.ufsm.br