UFSM aumenta nota no Ranking Universitário Folha

A Universidade Federal de Santa Maria conquistou a 18ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2016. O lugar no ranking é o mesmo da edição de 2015, mas a nota aumentou, passando de 83,85 para 84,96 pontos na média geral.

A UFSM é a segunda melhor colocada no Rio Grande Sul – apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficou em quinto lugar, com nota 95,72, está à frente. A PUC/RS aparece na 22ª colocação, com nota 84,07.

A primeira colocada geral no ranking é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desbancando a Universidade de São Paulo (USP), agora em segundo.

O Ranking do Grupo Folha de São Paulo avalia cinco itens: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização (confira os critérios de avaliação). A UFSM obteve a 14ª colocação no ensino, a 20ª em pesquisa, a 43ª em mercado, a 21ª em inovação e a 45ª em internacionalização.

O RUF também avaliou os cursos individualmente. Os melhores colocados da UFSM foram (até a 15ª posição):

Agronomia – 6º

Fisioterapia e Medicina Veterinária – 8º

Engenharia Química – 9º

Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Odontologia – 11º

Engenharia de Produção, Química e Relações Internacionais – 15º

Fonte: www.ufsm.br