Jornada Acadêmica Integrada inicia na próxima segunda, 17/10

O principal evento científico da UFSM, o maior do interior do estado e um dos maiores do país está por iniciar. De segunda (17) a sexta-feira (21), a comunidade acadêmica poderá divulgar e conhecer os trabalhos desenvolvidos na Universidade e em instituições da região durante a 31ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

O evento, que envolve alunos de graduação e pós-graduação, será composto por quatro grandes sub-eventos: o 31º Salão de Iniciação Científica, o 9º Fórum de Extensão Conta, a 8ª Mostra de Ensino e o 7º Salão de Pós-Graduação. Acontecerá ainda, pela primeira vez, a JAI Jovem, um evento voltado aos alunos do ensino médio da região, que têm a oportunidade de apresentar as pesquisas realizadas em suas escolas.

Além das inovações, esta edição apresenta recorde no número de trabalhos inscritos: ao todo, foram 4.447, sendo 3.651 na forma de painéis e 605 orais. Em 2015, foram 3.829 inscrições. Nos últimos três anos, houve um aumento de 56,6% em relação ao número de trabalhos inscritos em 2013, com cerca de 500 trabalhos adicionais a cada edição.

Segundo o coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Paulo Piquini, os números expressivos são resultado do esforço conjunto de várias pró-reitorias da UFSM, assim como da imprescindível participação efetiva comunidade acadêmica.

As apresentações dos trabalhos estarão divididas em mais de 165 módulos temáticos. No início de cada turno, haverá palestras com professores da UFSM e de fora dela. Muitas ocorrerão de forma simultânea, totalizando 28 até o fim da semana. As palestras são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Abertura será às 9h de segunda-feira

A palestra de abertura da 31ª JAI, “Da ciência ao desenvolvimento: o desafio da sociedade rio-grandense”, será proferida pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Renato de Oliveira, na segunda (17), às 9h, no Anfiteatro Prof. Flávio Miguel Schneider, prédio 42 do Centro de Ciência Rurais (CCR). Além da palestra, a abertura oficial contará com homenagem e entrega do Prêmio Pesquisador Destaque UFSM ao professor João Francisco Coelho de Oliveira (in memoriam).

Durante a semana também estão previstas apresentações artísticas e outras atividades propostas pelas unidades de ensino da UFSM, sob a forma de “eventos satélites”.

A JAI busca estimular a iniciação dos alunos no meio acadêmico, promover a troca de experiências entre eles e divulgar seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. “O evento é aberto ao público em geral, sem custos, e constitui-se numa excelente oportunidade para que interessados possam conhecer mais a fundo o que se produz dentro da nossa UFSM”, comenta Piquini.

As apresentações orais acontecerão no prédio 74C, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), e os painéis serão expostos na nova Biblioteca Setorial do CCSH, ao lado do prédio 74C, no campus. O cronograma de apresentação dos trabalhos pode ser conferido aqui. A Coordenadoria de Iniciação Científica (CIC) informa que não poderão ser alterados os dias, horários, locais e apresentadores constantes na programação.

Mais informações no site e no Facebook da JAI.

Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti