Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Bolsistas do Pibid integram o 5º Seminário da Licenciatura em Teatro

O 5º Seminário da Licenciatura em Teatro da UFSM é um evento destinado a estudantes e profissionais das artes cênicas interessados em compartilhar seus trabalhos e discutir perspectivas em torno da criação e pedagogia artística. Tem como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores do teatro e áreas afins, através de conferências, comunicações, oficinas e apresentações artísticas. As atividades começam na quarta (26) e seguem até a próxima sexta-feira (28/10) no Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus de Santa Maria.

O tema desta edição do seminário é “Teatro e Comunidades: relações artístico-pedagógicas”. Quanto às comunicações dos participantes, elas trazem assuntos variados que permeiam a prática teatral, seus cruzamentos e hibridismos com outros campos de conhecimento.

Entre os convidados, destaca-se a presença de professores renomados na área, que atuam em universidades do sul do Brasil: Márcia Pompeo Nogueira, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sérgio Lulklin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Fabiane Tejada, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Na programação artística, algumas das atividades que se destacam são o espetáculo de Dança Apocalíptico, da Crystian Castro Cia de Dança, e dois curta-metragens da TV OVO: Poeira e Arroio Grande, ambos com direção de Paulo Tavares. Além disso, o evento promete uma noite cultural intensa durante o “Teatro no Boteco”, com apresentações e performances artísticas variadas que ocorrem na próxima quinta-feira (27), a partir das 20h, no Boteco do Rosário.

O seminário é uma realização do Curso de Licenciatura em Teatro e tem a coordenação dos professores Diego de Medeiros Pereira, Marcia Berselli e Raquel Guerra. Já a produção do evento conta com o apoio dos estudantes que cursam a disciplina de Produção Teatral e dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Realizado a cada dois anos, o evento promove a ampliação da formação teatral dos alunos da UFSM e estimula a troca de conhecimento entre estudantes locais e visitantes. Neste ano, o evento tem a previsão de atingir um público superior a 200 participantes entre as mesas, oficinas, apresentações artísticas e comunicações realizadas por artistas locais, professores convidados, estudantes da UFSM e de outras instituições de ensino superior.

A comunidade santa-mariense pode acompanhar a programação que ocorre na UFSM gratuitamente. Entretanto, para participar das mesas teóricas e receber o certificado das oficinas, comunicações e participação no evento, os interessados devem pagar uma taxa de R$ 20,00.

A programação completa do seminário está disponível em sua página no Facebook. Os interessados em participar das oficinas devem preencher o formulário de inscrição on-line até esta segunda-feira (24). Após essa data, em caso de vagas remanescentes, os interessados nas oficinas devem inscrever-se diretamente na sala 1107 do CAL, onde funcionará o credenciamento do evento, tanto para ouvintes quanto para apresentações artísticas.

Fonte: www.ufsm.br, com informações da organização do evento