Dez cursos da UFSM recebem qualificação máxima no Guia do Estudante da Editora Abril

O Guia do Estudante, publicação de caráter educacional lançada anualmente pela Editora Abril, divulgou os dados de sua mais recente pesquisa envolvendo as Instituições de Ensino Superior do país. A Universidade Federal de Santa Maria teve dez cursos de graduação avaliados como excelentes, recebendo a qualificação de cinco estrelas: Administração, Agronomia, Ciências Sociais (bacharelado), Engenharia de Controle e Automação, Filosofia (bacharelado), Medicina Veterinária, Produção Editorial, Química (bacharelado), Serviço Social e Zootecnia, todos do campus sede.

Outros 36 cursos da UFSM receberam quatro estrelas, sendo avaliados como muito bons. Dezesseis cursos foram qualificados como bons, recebendo três estrelas da editora.

A avaliação do Guia do Estudante constitui-se de uma pesquisa realizada com professores e coordenadores de curso, atribuindo “estrelas” às graduações, a fim de apontar aos vestibulandos os melhores cursos do país e refletir a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica nacional.

Os critérios para participação de um curso presencial na pesquisa são: ter a titulação de bacharelado (excetuando-se Educação Física, em que são consideradas as licenciaturas, e Pedagogia, na qual são consideradas somente as licenciaturas); data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2014; ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo. Com isso, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas, em extinção ou muito recentes acabam ficando de fora da metodologia da editora.

Uma vez identificados os cursos a serem avaliados, a equipe entra em contato com os respectivos coordenadores, solicitando o preenchimento de um questionário eletrônico, com informações específicas sobre o curso. O cadastro, composto por 21 questões, relaciona-se ao corpo docente, à produção científica, à internacionalização, ao projeto didático-pedagógico e às instalações físicas do curso.

Esses dados servem de base a cerca de 8 mil pareceristas (coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores), encarregados de dar notas de 1 a 5 aos cursos. Cada curso recebe notas de, no mínimo, 7 pareceristas, sendo descartadas a maior e a menor nota. A pontuação do curso nas duas edições anteriores da pesquisa também é considerada no cálculo da nota final.

A partir de 2016, os pareceristas do Guia do Estudante avaliaram cada curso sob três aspectos (projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura), atribuindo um conceito para cada aspecto. A nota final de cada parecerista para cada curso é a média desses três conceitos, os quais acabam sendo convertidos em “estrelas”. Cursos entre três estrelas (bons) e cinco estrelas (excelentes) são divulgados pela editora.

Confira AQUI a qualificação recebida pelos cursos da UFSM:

guia do estudante editora abril 2016