Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​PET Engenharia Civil questiona candidatos a prefeito sobre propostas para Santa Maria



 

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil da UFSM solicitou aos dois candidatos participantes do segundo turno das eleições municipais de Santa Maria que respondessem a um conjunto de nove perguntas relacionadas a diversas áreas da Engenharia Civil. O propósito do PET é levar ao conhecimento da comunidade acadêmica e dos eleitores da cidade as propostas dos candidatos nessas áreas.

Os candidatos foram alertados que o limite para a resposta de cada pergunta é de dois mil caracteres e também que as perguntas e as respectivas respostas dos candidatos vencedores destas eleições serão novamente divulgadas em setembro de 2020, na véspera das próximas eleições municipais, com o objetivo de apresentar aos eleitores o que os candidatos da chapa vencedora responderam e o que foi efetivamente realizado no período 2017-2020.

As perguntas formuladas pelo grupo, com o auxílio de professores do curso de Engenharia Civil da UFSM, são as seguintes:

1) Com respeito à aprovação de projetos e licenciamento de obras, quais as propostas dos candidatos para agilizar a análise de projetos, a emissão de alvarás de construção e a concessão de cartas de Habite-se?

2) Com respeito ao Plano Diretor da cidade de Santa Maria, os candidatos acreditam que seja necessária uma reformulação? Em caso afirmativo, o que deveria ser implementado?

3) Como os candidatos avaliam a pavimentação das ruas e avenidas da cidade de Santa Maria e quais as medidas que serão adotadas para a sua melhoria?

4) Os candidatos pretendem adotar o sistema de gerência de pavimento? Como este sistema poderia auxiliar na tomada de decisões na área de pavimentação?

5) Com base no Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Santa Maria, recentemente aprovado, que define como prioridades os transportes não motorizados, transportes coletivos, transportes privados individuais e, por último, o transporte de cargas, quais seriam as medidas/atividades/ações/projetos mais importantes e mais urgentes que os candidatos pensam em executar dentro de cada um dos modais estabelecidos?

6) Com respeito à segurança dos pedestres, quais as medidas que os candidatos pretendem adotar para evitar acidentes nas ruas e avenidas mais movimentadas da cidade, como por exemplo as avenidas Dores e Prefeito Evandro Behr (Faixa Velha de Camobi), etc.? Existe a possibilidade de construção de passarelas para pedestres nestes locais?

7) Hoje em dia a cidade de Santa Maria apresenta diversos pontos de alagamento, como por exemplo na Avenida Fernando Ferrari, na Vila Urlândia, etc. Quais as medidas que os candidatos pensam em tomar para resolver estes problemas?

8) Como os candidatos avaliam a situação atual da coleta e do tratamento de esgoto sanitário de Santa Maria? Quais as propostas para universalizar o tratamento de esgoto, já que houve um significativo avanço na coleta do esgoto, porém sem nenhuma garantia do seu tratamento?

9) A UFSM conta com um corpo docente bastante qualificado, com professores e pesquisadores reconhecidos no Brasil inteiro e que atuam nas mais diversas áreas da Engenharia Civil. Como os candidatos pretendem estreitar efetivamente um vínculo com a instituição, com o propósito de auxiliar na solução dos problemas da cidade nestas áreas?

As respostas das duas candidaturas podem ser conferidas nos links abaixo:

Respostas de Jorge Pozzobom

Respostas de Valdeci Oliveira

Fonte: www.ufsm.br  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-4447

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes