Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Alunos concluintes inscritos no Enade devem preencher questionário on-line para saber local de prova

 

Os concluintes de cursos nas áreas de conhecimento que serão avaliadas na edição 2016 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) devem preencher o Questionário do Estudante até o dia 20 de novembro, data da prova. Só após o preenchimento do documento, exclusivamente pelo Sistema Enade, será possível a eles visualizar o local de prova.

O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório apenas para os estudantes concluintes regulares, ou seja, os habilitados a fazer o exame. Estudantes ingressantes e estudantes inscritos como irregulares de anos anteriores não têm acesso ao Questionário do Estudante. O Enade 2016 tem mais de 215 mil inscritos.

O exame, este ano, tem novidades que garantem mais segurança ao procedimento de aplicação. A folha de resposta será encartada no caderno de provas e ambos serão nominais. Ao final do processo, a folha de resposta deverá ser destacada e entregue ao fiscal de sala. Além disso, tanto a folha de resposta quanto o caderno de provas terão a área do conhecimento em que se enquadra o curso realizado pela instituição, o que permitirá a conferência por parte do participante.

 

A edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) está marcada para o próximo dia 20 de novembro. A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai/UFSM) lembra que os estudantes inscritos como concluintes devem obrigatoriamente realizar a prova.

O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O responsável por sua realização é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2016 serão avaliados alunos de 17 cursos na UFSM:

Campus Santa Maria: Agronomia, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia;

Campus Palmeira das Missões: Enfermagem, Nutrição e Zootecnia;

Campus Frederico Westphalen: Agronomia;

Campus Silveira Martins: Agronegócio e Gestão Ambiental.

A listagem de inscritos (ingressantes e concluintes) por curso está disponível no site www.ufsm.br/enade, que traz todas as orientações aos alunos e coordenadores de curso. A prova terá início às 13h, mas é recomendado que o estudante chegue 45 minutos antes, conforme consta no Manual do Estudante Enade. A prova tem duração de quatro horas.

Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails  coplaiufsm@gmail.com e  pi@ufsm.br, além dos ramais (55) 3220.8182 e 3220.8784, ou diretamente na sala 545 da Reitoria.

 

Fonte: www.ufsm.br