Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

UFSM é uma das apoiadoras da programação alusiva aos quatro anos da tragédia da Kiss

Esta sexta-feira (27/1) marca quatro anos da tragédia na boate Kiss. Uma parceria entre a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e entidades de Santa Maria, entre elas a UFSM, promove uma discussão sobre uma memória coletiva da tragédia. Durante todo o dia, a Praça Saldanha Marinho estará repleta de atividades, e todos estão convidados a participar.

26 de janeiro | quinta-feira

Vigília em homenagens às vítimas
21h – Encontro na tenda e caminhada até a frente da boate Kiss

27 de janeiro | sexta-feira

9h – Roda de conversa: ações e desafios em torno da tragédia da Boate Kiss – Auditório da SUCV (Venâncio Aires, 1934, Centro) – Espaço de reflexão sobre os desafios que a tragédia coloca para o futuro e sobre como manter viva a memória das vítimas. Convidados: Elaine Resener (superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria – Husm), Fabiane Angelo (psicóloga do Instituto Condor), Juliana Motta (jornalista), Maria Luiza Pacheco (psicóloga do Acolhe Saúde), Marcio Seligmann (professor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Soeli Guerra (Atenção à Saúde do Husm), Tâmara Biolo Soares (advogada da Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH) e Virginia Vecchioli (antropóloga e professora da UFSM).

Inscrições podem ser feitas neste link.
Outras informações: vvecchioli@gmail.com ou dassoler@terra.com.br.

15h – Homenagens artísticas
Praça Saldanha Marinho

17h – Culto ecumênico e tributo às vítimas
Praça Saldanha Marinho

19h30min – Conversa pública “Memória, trauma e reconstrução”, com Márcio Seligmann Silva (professor de Teoria Literária da Unicamp/SP)
Uma discussão sobre a memória social, a noção de coletividade e a relação com os traumas para que a tragédia de Santa Maria não caia no esquecimento, para que aprendamos com ela e para que não haja receio de falar sobre ela.

Apoiadores: Acolhe Saúde (Secretaria Municipal de Saúde), Centro de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro Universitário Franciscano, Instituto Condor, Prefeitura Municipal de Santa Maria, Rádio Guarathan, Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), SM Outdoor, TV Ovo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonte: www.ufsm.br, com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor