Semana da Calourada: confira como será a recepção aos novos alunos

Para marcar a retomada das aulas na UFSM e a chegada dos mais de 3 mil novos alunos, várias atividades estão programadas a partir do dia 5 de março. Na semana de recepção dos calouros deste primeiro semestre de 2017, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Casa do Estudante Universitário II (CEU II) irão realizar eventos paralelos para guiar os bixos e acolhê-los nessa nova fase de suas vidas.

Esta é a terceira edição em que a já tradicional recepção aos calouros conta com o apoio da Universidade. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) estará presente nos Restaurantes Universitários para tirar dúvidas dos alunos, conforme conta a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Jane Dalla Corte.

O DCE contará com o apoio da I9 Liga de Empreendedorismo para a elaboração de suas atividades dos dias 6 a 12 de março. Entre as atrações estão palestras e a primeira festa do ano no Centro de Eventos da UFSM, o Calouraço do DCE.

Confira a programação:

6/03 (segunda-feira)
12h – Espaço no RU I com show ao vivo, bancas e stands, além de distribuição de brindes.

7/03 (terça-feira)
Programação no RU II com show ao vivo, bancas e stands, além de distribuição de brindes.

8/03 (quarta-feira)
08h30min – Dia Internacional da Mulher – Palestra sobre o dia-a-dia das mulheres empreendedoras – Auditório do CCR
Fim da tarde – Efêmero Café no RU I

10/03 (sexta-feira)
14h30min – Palestra sobre Política e Empreendedorismo com Milton Seligman – Auditório Pérsio Reis (CT)
22h00 – Calouraço do DCE – Entrada gratuita para estudantes da UFSM – Dois shows e DJ. Local: Centro de Eventos da UFSM

12/03 (domingo)
16h30min: Festival ao ar livre – Shows, distribuição de erva-mate e água quente, foodtrucks e outras atrações.

Já a CEU II também prepara atividades de recepção aos novos calouros, no dia 5 de março e na semana de 13 a 18. As ações vão desde a tradicional mateada até rodas de conversa para os bixos se integrarem com a história e o dia-a-dia da UFSM.

Confira a programação:

05/03 (domingo)
Mateada no hall da União Universitária, com palco livre, a partir das 19h.

13 a 17/03
Rodas de conversa acerca do histórico da CEU II e a permanência dos calouros e calouras na CEU II

18/03 (sábado)
Passeio pela cidade de Santa Maria (ATU, mercados, teatro, shopping, entre outros lugares).
Encerramento – 23h – Boate da União no Centro de Eventos da UFSM – Estudantes da UFSM com entrada gratuita

Mais informações serão divulgadas na página da Calourada no Facebook

Texto: Maira Trindade – Acadêmica de Jornalismo e Voluntária na Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo