Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

UFSM é a 15ª melhor universidade do Brasil no ranking do Inep

De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), conceito calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a UFSM é a 15ª melhor universidade do Brasil. Relativos ao ano de 2015, os dados atualizados do IGC foram divulgados nesta quarta-feira (8), juntamente com as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A UFSM obteve pontuação de 3,7902 no IGC contínuo, classificando-se na faixa 4 (sendo 5 a máxima possível). Entre as universidades gaúchas, está na 3ª colocação. Ficou atrás da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Em 1° lugar no ranking, está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A lista das melhores universidades do Brasil, segundo o IGC, pode ser conferida aqui.

O Enade e CPC são conceitos que avaliam a qualidade dos cursos individualmente. Em 2015, a UFSM teve 18 cursos avaliados, cujos desempenhos podem ser conferidos aqui. Sete deles obtiveram o conceito 5 (nota máxima) no Enade. Trata-se dos dois cursos de Administração (diurno e noturno) do campus sede, o de Ciências Contábeis noturno, os dois de Direito (diurno e noturno) e ainda Psicologia e Publicidade e Propaganda. No CPC, todos os cursos da instituição ficaram com conceito 3 ou 4.

As fórmulas de cálculo desses conceitos encontram-se na página do Inep (www.inep.gov.br), onde também estão disponíveis as estatísticas completas e outras informações sobre o tema.

Fonte: www.ufsm.br