“Educação inovadora” foi tema de palestra com docentes da UFSM

Bruno Queiroz em bate-papo com docentes da UFSM

Reunidos no auditório Wilson Aita,no Centro de Tecnologia (CT), docentes da UFSM debateram, na sexta-feira (31/3), o modo como os conteúdos são ensinados dentro das salas de aula, tanto nas escolas, como nas universidades. O evento, organizado pelos projetos CT Ação e Prograd em Movimento, através da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Tecnologia da UFSM (UAP/CT), foi ministrado pelo estudante de design da UFRGS Bruno Queiroz, de 21 anos, que tem percorrido o mundo em busca de contato com metodologias educacionais transformadoras e contou suas experiências dentro e fora do Brasil.

Na universidade e nas escolas que visitou, como a Riverside School, na Índia e Schumacher College, na Inglaterra, Bruno constatou que várias atitudes, como dar voz aos estudantes para que eles digam o que desejam aprender, não são iniciativas usuais no Brasil. A escola que limita as crianças ao ambiente da sala de aula e exige delas uma maturidade ainda não desenvolvida, não percebe que está freando o aperfeiçoamento de habilidades que os alunos possuem em outras áreas. Bruno acredita na capacidade das crianças em propor e executar ações exemplares, como o abaixo-assinado que os estudantes indianos realizaram contra o trabalho infantil. Bruno visualiza que, através de um ensino eficaz, os alunos possuirão as ferramentas necessárias para colocar em prática as suas ideias. “As crianças não sabem menos, elas sabem outras coisas. Todo mundo sabe uma coisa para ensinar”, afirmou.

A importância da relação entre professores e alunos no desenvolvimento de novas formas de aprendizagem também foi defendida por Bruno, que acredita que a hierarquia entre essas duas classes não deva existir. “Quando tu começas a entender cada aluno, tu quebras essa hierarquia”. A inspiração para essa mudança pode ter como base escolas aqui no país. Bruno mostrou exemplos brasileiros, como a Amigos do Verde, de Porto Alegre e a Ayni, de Guaporé, que desenvolveram modelos educacionais mais reflexivos, criativos e solidários. Ainda durante o evento, os professores que estavam presentes relataram experiências pelas quais passaram, tanto na vida acadêmica, quanto na docência, e expuseram suas expectativas em relação ao futuro da educação no Brasil.

O objetivo do evento, segundo o professor e diretor do Centro de Tecnologia, Luciano Schuch, é fazer com que os professores dialoguem entre si e encontrem uma solução ao ensino nas universidades. Segundo Schuch, os professores não sabem como reagir ao modelo amarrado do Projeto Pedagógico de Curso, que tem como consequência prender o aluno na sala de aula. “Esse é um problema estrutural do nosso país e temos que enfrentar. Como enfrentamos isso? Conversando, parando de trabalhar, trazendo pessoas que tenham uma vivência já disso”, afirmou o professor. Schuch também acredita na importância de mostrar exemplos positivos aos professores, para que eles sintam-se motivados a romper com os paradigmas. “O que a gente quer na nossa universidade é fazer diferente”.

Ciclo de palestras

O CT Ação, através da UAP/CT, promoverá novas oficinas de formação continuada aos docentes do CT e da UFSM, intituladas “Conversa de Professor”, durante o ano letivo. Está prevista uma oficina a cada mês. O objetivo dos eventos é trazer professores e alunos que tenham vivência em outras universidades e escolas e compartilhar essas experiências com os professores da UFSM.

Nos meses de maio e junho, está prevista a parceria desta ação com o evento Prograd Movimento para divulgar, respectivamente, o curso Reforma e o projeto Atitude Empreendedora.

Mais informações podem ser obtidas através dos emails uapct@ufsm.br ou simoni.hermes@ufsm.br.

Texto e fotos: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias – www.ufsm.br

Edição: João Ricardo Gazzaneo