Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso vai preparar servidores públicos para o atendimento a imigrantes e refugiados



 

No período de 21 de junho a 11 de julho, ocorrerá o evento Migração, Refúgio e Políticas Públicas – Curso de Formação e Capacitação em Direitos Humanos para Servidores Públicos em Santa Maria. Com participação gratuita, o curso é voltado para servidores municipais, estaduais e federais, que serão capacitados para o atendimento, acolhimento e integração local de migrantes e refugiados no município.

O curso é uma realização do grupo de ensino, pesquisa e extensão Migraidh – Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, que na UFSM é responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello, representando uma parceria entre a universidade e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). O evento também tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito e das pró-reitorias de Extensão e Gestão de Pessoas, bem como da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A primeira etapa do curso será no dia 21 de junho, durante a Semana Internacional do Refugiado. As atividades começam às 8h30min, na Câmara de Vereadores, e prosseguem ao longo dos turnos da manhã e tarde. As outras duas etapas, nos dias 3 e 11 de julho, acontecem no auditório do prédio 74C, localizado no campus sede da UFSM. A duração total do curso é de 20 horas.

Entre os temas a serem abordados, destacam-se os fluxos migratórios contemporâneos, proteção jurídica, nova lei de migrações e lei do refúgio, imigração local, acesso a direitos, Comitê Nacional para os Refugiados e Conselho Nacional de Imigração. A programação está disponível aqui.

As inscrições podem ser feitas até as 12h da próxima terça-feira (20). Servidores da UFSM podem inscrever-se no Portal de Capacitação e os funcionários estaduais e municipais, neste link.

Outras informações podem ser obtidas com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, pelo telefone (55) 3220-8063.

Fonte: www.ufsm.br  

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-4576

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes