Restaurante Universitário: Agendamento e campanha contra o desperdício de alimentos

Cento e oito milhões de pessoas no mundo passam fome. Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), no último ano houve aumento de 35% na quantidade de pessoas que passam por “insegurança alimentar grave”, ou seja, desnutrição aguda. Esse fator, aliado ao corte de verbas sofrido pelas instituições federais, fez com que o Restaurante Universitário da UFSM se mobilizasse por meio de campanha de incentivo ao agendamento e contra o desperdício de alimentos.

O programa de agendamento de refeições existe desde 2011. Entretanto, devido a não-obrigatoriedade, muitos estudantes deixam de fazê-lo. A falta de exatidão faz com que a equipe do RU trabalhe com base em estimativas históricas, tendo assim uma margem de erro em relação à quantidade de alimento produzido.

“Qualquer restaurante comercial opera com uma margem de cerca de 10%. Só que nós estamos falando de um restaurante que serve de 6 mil a 9 mil refeições por dia. E 10% disso é inadmissível”, afirmou o pró-reitor de assuntos estudantis, Clayton Hillig, em entrevista à Rádio Universidade

Tão importante quanto o agendamento é o cancelamento, em caso de desistência. Segundo Clayton, no RU 2 o custo envolvido em uma única refeição é de, aproximadamente, R$ 8,50. Se o aluno deixa de comparecer e não cancela, a universidade paga da mesma forma. E todo alimento produzido e não consumido deve, de acordo com a legislação, ser destinado ao lixo.

O agendamento pode ser feito pelo site, pelo aplicativo para smartphone UFSM Digital, ou diretamente na secretaria do RU. Alunos que não agendam não perdem o direito de fazer sua refeição, entretanto, o procedimento é obrigatório para refeições não autorizadas automaticamente pelo sistema (como em outros refeitórios, ou em horários que não fazem parte da rotina acadêmica).

O não comparecimento ao restaurante, após agendamento, também não traz efeito punitivo. Porém, a diretoria do RU conta com o bom senso e a conscientização dos alunos para que, sempre que possível, agendem ou cancelem suas refeições.

Todos os dias milhões de pessoas deixam de receber um prato de comida. Todos os dias inúmeros alunos deixam um prato de comida ser jogado no lixo. Agende!

Texto: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias – Fonte: www.ufsm.br