Descubra UFSM: evento aberto à comunidade acontece dias 14, 15 e 16 de setembro

Está tudo preparado para a 4ª Edição do Descubra UFSM, que acontece dias 14, 15 e 16 de setembro no Centro de Eventos do campus sede, bairro Camobi, em Santa Maria.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, com foco em caravanas de escolas do Ensino Médio e cursos preparatórios para o Enem e vestibulares. O objetivo central do Descubra é divulgar os cursos da UFSM e compartilhar com os visitantes as experiências adquiridas na instituição, proporcionando espaços multidisciplinares de interação da comunidade universitária com a comunidade externa.

O horário de funcionamento do Descubra é das 9 às 17 horas, durante os três dias. Alunos-guia estarão à disposição das escolas e demais visitantes a fim de orientá-los quanto aos espaços e atrações. Clique no mapa para ampliá-lo.

No pavilhão principal, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos de todos os campi da UFSM estarão explicando o funcionamento dos cursos de graduação da Universidade. Os visitantes poderão obter informações sobre o ingresso na instituição, as disciplinas dos cursos, os laboratórios e espaços de ensino-aprendizagem disponibilizados, as bolsas de pesquisa e extensão, o perfil dos formandos, além das perspectivas de estágios, intercâmbios, pós-graduação e mercado de trabalho.

Os visitantes terão à disposição praça de alimentação com lanches, restaurante, banheiros e serviço para atendimento de emergências.

Outras atrações desta edição do Descubra UFSM são:

Rua das Artes: bolsistas das áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música, Letras e Desenho Industrial apresentarão trabalhos e ministrarão oficinas aos interessados;

Espaço Chimarrão: visitantes encontrarão à sua disposição erva-mate e água quente;

Vibe Descubra: espaço de interação com música e intervenções audiovisuais dos acadêmicos da UFSM;

Teste Vocacional: coordenado pelo curso de psicologia da UFSM e voltado a terceiranistas do Ensino Médio, com base na aplicação da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP);

Palco para shows: apresentações de dança, teatro e música dos alunos da UFSM e das escolas visitantes;

Tour pelo Colégio Politécnico da UFSM: visita guiada pelos setores de Floricultura, Geoprocessamento, Processamento de panificados, carnes, frutas e hortaliças, entre outros;

Mostra do Programa de Educação Tutorial Indígena e demais Grupos PET: atividades e produção científico-cultural dos acadêmicos;

Sessões no Planetário: o agendamento será realizado na chegada da escola ao evento. O responsável pela escola deverá comunicar ao aluno-guia o interesse em participar da sessão;

Floresce: a Floricultura-Escola do Colégio Politécnico da UFSM estará ministrando minicursos durante o evento a escolas previamente cadastradas.

Estarão também presentes no Descubra UFSM outros órgãos da instituição, tais como Hospital Universitário (HUSM), Hospital Veterinário (HVSM), Núcleo de Tecnologia Educacional (Educação a Distância – EaD), Editora e Grife da UFSM, Secretaria de Apoio Internacional (SAI), Diretório Central de Estudantes (DCE), Comissão Permanente de Vestibular (Coperves), Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e demais pró-reitorias.

Com o tema “Seus momentos mais confusos estão cheios de respostas. Descubra a sua UFSM“, a campanha de divulgação do evento este ano busca trazer calma aos jovens que passam pelo difícil momento de escolha do curso e da futura profissão. O material foi produzido por estudantes de Comunicação Social, sob orientação da professora Juliana Petermann, a partir de grupos focais.

Outras informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook e com a Coperves, pelo telefone (55) 3220-8170 ou pelo e-mail falecom@coperves.ufsm.br .

web analytics