Oportunidade de bolsas de monitoria em projeto intercultural inscreve até 18 de setembro

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed) estão selecionando alunos de graduação interessados em atuar como monitores em projeto de relações étnico-raciais desenvolvido pela Caed. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de setembro, às 12 horas.

As vagas são destinadas a acadêmicos da UFSM dos cursos de Direito, Engenharias, Odontologia e Pedagogia. Há também uma vaga para estudantes de qualquer curso que já tenham cursado a disciplina de Fisiologia com bom aproveitamento.

A atuação dos monitores consistirá em prestar auxílio acadêmico aos estudantes indígenas da UFSM em suas atividades de aprendizagem, como rotinas de aula, organização do estudo e uso de equipamentos de informática. O objetivo é minimizar barreiras sociais e culturais existentes, através do diálogo intercultural, qualificando dessa maneira a política de Ações Afirmativas da UFSM.

A monitoria é uma oportunidade para alunos de graduação envolverem-se com a iniciação científica, a pesquisa e a docência precoce, aprofundando temáticas como direitos humanos, ações afirmativas, estudos da diferença, multiculturalidade, relações étnico-raciais e ensino universitário.

A imersão teórico-prática nesses temas, proporcionada pela monitoria, pode oferecer subsídios para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos e embasar futuras especializações, mestrados e doutorados, bem como qualificar a atuação profissional e cidadã dos egressos.

O valor mensal da bolsa, referente a 20 horas semanais, é de R$ 250,00.

O Edital N. 057/2017-Prograd, bem como futuros adendos e homologações, pode ser acessado em http://site.ufsm.br/editais/prograd.

Dúvidas podem ser sanadas através dos e-mails nucleodeacoesafirmativas@ufsm.br e copa.prograd@ufsm.br, além dos telefones (55) 3220.8187 e 3220.9622.