Pesquisa de acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação da UFSM estará disponível até 31 de dezembro

Como parte do processo de Autoavaliação Institucional da UFSM, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou à comunidade, neste mês de agosto, a Pesquisa de Acompanhamento de Egresso, que estará disponível para ser respondida AQUI até o dia 31 de dezembro.

A pesquisa tem como público-alvo especialmente os egressos que concluíram curso de graduação na UFSM nos últimos 5 anos, mas todos os egressos estão convidados a participar.

Até 2014, o acompanhamento dos egressos da UFSM era realizado por meio da Pesquisa de Autoavaliação Institucional, que contava com um instrumento específico para o segmento, além de iniciativas isoladas de algumas unidades acadêmicas. Como forma de aprimorar o processo e aumentar a participação dos egressos, a CPA decidiu reformular o questionário e promovê-lo ao status de pesquisa, com maior período de duração e meio de aplicação próprios.

A minuta do instrumento foi construída com base em instrumentos já utilizados por unidades da Instituição. Nesse sentido, destaca-se a contribuição dos cursos de Administração (diurno e noturno), Fisioterapia, Nutrição, Teatro e Zootecnia; da CAICE, a comissão setorial de avaliação do Centro de Educação; e da professora Marta Olivia Rovedder de Oliveira, que disponibilizou instrumento elaborado por alunos do curso de Administração sob sua orientação.

Observou-se que os instrumentos disponibilizados tinham três construtos como denominador comum: perfil do egresso, formação continuada e atuação profissional. Optou-se, assim, pela construção de um instrumento enxuto, com o objetivo principal de coletar dados profissionais e acadêmicos dos egressos. Além disso, aos egressos que deixaram a Instituição no ano anterior à aplicação, foram replicadas parte das questões que compõem o Questionário do Estudante do ENADE, com o objetivo de possibilitar que os coordenadores tenham conhecimento sobre as percepções dos alunos concluintes em relação a diversos aspectos do Curso e da Instituição.

Durante o processo de construção do instrumento, a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI), setor da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) que presta apoio operacional à CPA no processo de Autoavaliação Institucional, criou uma pesquisa para que os coordenadores e membros da CPA e Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) pudessem avaliar e fazer comentários sobre aspectos da pesquisa de Acompanhamento de Egressos e sobre as questões da minuta previamente elaborada. As contribuições foram analisadas, discutidas e votadas pela CPA, que homologou o instrumento final.

Após o término da pesquisa, a CPA divulgará, na página Avaliação UFSM, os dados gerais de respostas e participação, por unidade universitária, e as CSAs divulgarão os resultados por curso em suas respectivas páginas.

Mais informações sobre os processos de Autoavaliação Institucional conduzidos na UFSM podem ser obtidas pelos ramais 8182 ou 8784, ou, ainda, pelo e-mail  coplaiufsm@gmail.com.

Fonte: www.ufsm.br