Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Enem 2017: orientações para o concurso na UFSM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mobiliza, todos os anos, milhões de estudantes que buscam uma vaga no Ensino Superior. Neste ano, foram mais de 6,7 milhões de inscritos. Às vésperas do primeiro dia de provas, a UFSM prepara-se para receber os alunos nos dias 5 e 12 de novembro, no campus sede, em Camobi.

Os locais das provas na Universidade serão nos prédios do Centro de Tecnologia (7), Centro de Educação (16A e 16 bloco B), Centro de Ciências Rurais (44) e o Centro de Ciências Sociais e Humanas (74 – Blocos A e C).

Os candidatos que receberam “Prédio Principal” ou “Bloco A” como indicação do local de prova devem se dirigir ao Centro de Tecnologia (CT).

Horários e linhas de ônibus ao campus

Os ônibus que fazem a linha da UFSM, com saída da Vale Machado, não sofrerão alterações em seus horários. Para conferi-los, basta acessar o site do Sistema Integrado Municipal de Santa Maria e selecionar a linha, direção e período desejado.

Já a linha T. Neves/Campus vai contar com horários extras nos domingos do concurso. No sentido bairro-UFSM foram inseridos horários às 11h30min e 11h45min. Já no sentido UFSM-bairro, os horários das 18h50min e 19h40min foram adicionados.

Mais informações sobre os horários de ônibus pelos telefones (55) 3027-9001 ou 3220-8397.

Orientações para a realização da prova

Para a realização do concurso, os estudantes devem estar atentos às orientações do MEC. No Enem, os alunos só poderão realizar a prova se estiverem com um documento de identificação original, oficial e com foto, como Carteira de Identidade (RG), passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, é aconselhável que se leve o cartão de confirmação de inscrição.

Na prova, será aceita apenas caneta esferográfica de tinta preta com material transparente. Além dos itens obrigatórios, deve-se atentar aos objetos proibidos, como lápis, chaves, borracha, boné ou similares, óculos escuros e dispositivos eletrônicos.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Dentro da sala de aula, os alunos devem esperar até as 13h30min para o começo da prova. No primeiro domingo do concurso (5), serão realizadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Os alunos devem resolver a prova em 5 horas e 30 minutos. Já no segundo dia (12), as áreas de Matemática e Ciências da Natureza é que serão aplicadas e a duração será de de 4 horas e 30 minutos.

Na redação, realizada no primeiro domingo, existem vários itens que, se forem seguidos, podem levar os alunos a zerá-la. Dentre eles estão: fugir do tema proposto, não atender à proposta pedida, desrespeitar os direitos humanos, entregar a folha de redação em branco, escrever apenas sete linhas ou um texto que não seja dissertativo-argumentativo, além de copiar textos do Caderno de Questões.

O aplicativo do Enem 2017 para Iphone pode ser baixado no link. Apesar de anunciada no site do MEC/INEP, a versão para Android não está disponível.

Texto: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias – www.ufsm.br
Artes: Inep
Edição: João Ricardo Gazzaneo