Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Estudantes podem avaliar professores pelo Portal do Aluno

A 4ª edição da pesquisa de Avaliação do Docente pelo Discente está disponível, no Portal do Aluno e no Portal de Questionários, a partir desta quinta (16) até 28 de fevereiro de 2018. A pesquisa é voltada aos estudantes dos cursos presenciais de graduação e dos ensinos médio e técnico.

A Avaliação Docente tem como objetivo mensurar o desempenho do professor em sala de aula e promover a reflexão individual e coletiva sobre a atuação na Instituição. Além disso, serve de subsídio à progressão funcional dos docentes das classes A, B e C.

Nesse sentido, a Avaliação Docente ocorre, em um primeiro momento, por determinação da Portaria N.554, de 20 de junho de 2013, que estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. A previsão legal está em conformidade com a busca constante pelo aperfeiçoamento da qualidade do ensino oferecido na UFSM.

A pesquisa é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade, e operacionalizada pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Os resultados da Avaliação Docente são disponibilizados, via sistema interno, a todos os docentes da Instituição, bem como aos chefes de departamento e diretores de centro. As coordenações de cursos também têm acesso aos resultados das avaliações das diferentes disciplinas ministradas pelos professores.

A intenção é que os resultados sejam utilizados no planejamento e na implementação de ações que busquem a melhoria da prática pedagógica na Instituição.

Mais informações sobre esta e demais pesquisas conduzidas pela CPA podem ser encontradas na página da Avaliação UFSM.

A Avaliação do Docente pelo Discente é sigilosa, assim como as demais pesquisas conduzidas pela CPA. Não existe possibilidade de identificação do estudante pelo professor.

Esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail coplaiufsm@gmail.com e pelos telefones (55) 3220-8182 ou (55) 3220-8784.

Fonte: www.ufsm.br, com informações da Coplai