Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Inep divulga dados do Conceito Preliminar de Cursos e do Índice Geral de Cursos

Nesta sexta-feira (24), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no Sistema e-MEC, dois dos seus indicadores de qualidade da educação superior, relativos ao ano de 2016. Foram divulgados os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) – indicador que avalia os cursos de graduação – e o Índice Geral de Cursos (IGC) – que avalia cada instituição de ensino superior como um todo.

A UFSM obteve pontuação de 3,8077 no IGC contínuo, classificando-se na faixa 4 (sendo 5 a máxima possível). O desempenho é superior ao obtido na avaliação anterior, que foi de 3,7902. Como a nota do IGC foi divulgada, por enquanto, somente no e-MEC – sistema de troca de informações entre as instituições de ensino e o Ministério da Educação –, a comparação da nota obtida pela UFSM com as de outras universidades só será possível a partir desta segunda-feira (27), quando os dados serão publicados no Diário Oficial da União, no Portal Inep e na consulta pública do Sistema e-MEC.

As notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) já haviam sido divulgadas em setembro deste ano. Este último conceito busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A tabela com os conceitos Enade, IDD e CPC dos cursos da UFSM avaliados em 2016 está disponível aqui.

Fonte: www.ufsm.br