Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Pesquisa com alunos da graduação está mapeando o perfil socioeconômico dos estudantes de universidades federais

Você sabia que mais de 60% dos estudantes de universidades federais são de famílias com renda máxima de quatro salários mínimos? E que o número de estudantes negros e negras em instituições federais quase triplicou de 2003 a 2014 no Brasil? Dados como estes são fundamentais para a gestão e a melhoria da educação pública de nível superior e das políticas de assistência estudantil. A obtenção destas informações, contudo, depende da colaboração dos estudantes. Por isso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. O levantamento será desenvolvido ao longo de todo o primeiro semestre de 2018. Na UFSM, o questionário já pode ser acessado, por meio do Portal do Aluno.

Em estudos anteriores, a Andifes demonstrou a evolução do perfil dos graduandos, considerando os processos seletivos massivos, como o ENEM, a criação de mais de 300 campi no interior do País e a Lei de Cotas, criada em 2013, e que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, ressalta que os indicadores gerados pela pesquisa auxiliam no aumento da eficiência da gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais.

O coordenador de Planejamento Informacional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UFSM, Fernando Barbosa, reforça a importância da adesão dos estudantes à pesquisa, lembrando que os dados obtidos também são utilizados como fontes de informação para a gestão da Universidade, subsidiando ferramentas como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), por exemplo.

A quinta edição da pesquisa traz como principal inovação o caráter censitário, ou seja, todos os estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior serão convidados a participar, o que contribuirá para o conhecimento do perfil mais exato possível dos graduandos ativos nos cursos presenciais do país. Os dados serão mantidos em total sigilo, e informações pessoais, como Nome, CPF e e-mail, serão utilizadas apenas para identificação no acesso à plataforma da pesquisa.

Na UFSM, o questionário já está disponível para cerca de 18 mil estudantes, por meio do Portal do Aluno. Ao acessar a plataforma online, o estudante deve clicar no link da pesquisa, informar CPF e escolher a instituição à qual está vinculado. Em seguida, o aluno estará apto para preencher os dados da solicitados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor