Revista britânica classifica a UFSM como a 51ª melhor universidade da América Latina

A revista inglesa Times Higher Education (THE) divulgou nesta quarta-feira (18) a edição 2018 do seu ranking das melhores universidades da América Latina, no qual o 1o lugar é ocupado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que obteve a nota 86,5. Ao todo, são listadas 129 instituições de ensino superior. Com pontuação de 53,4, a UFSM ficou na 51ª posição na classificação geral, e em 25º lugar entre as 43 instituições brasileiras avaliadas.

Para elaborar o ranking, a THE leva em conta cinco critérios: ensino (o ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, rendimento e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional (panorama da equipe, estudantes e pesquisa no exterior) e aproveitamento na indústria (transferência de conhecimento). A pontuação da UFSM nessas categorias e sua colocação no ranking em cada uma podem ser conferidas abaixo:

UFSM
Nota / Posição
Pontuação Geral: 53,4 pontos / 51º lugar

Ensino: 64 pontos / 37º lugar
Pesquisa: 59,8 pontos / 42º lugar
Citações: 33,9 pontos / 90º lugar
Aproveitamento na Indústria: 42,4 pontos / 41º lugar
Perspectiva Internacional: 19,9 pontos / 123º lugar

Exclusões – Existem muito mais instituições de ensino superior na América Latina além das que constam no ranking. Entretanto, muitas universidades são excluídas da pesquisa em razão das seguintes condições: não contar com alunos de graduação; produção de pesquisa inferior a 200 publicações entre 2012 e 2016; mais de 80% de sua pesquisa desenvolvida em apenas uma das 11 áreas do conhecimento abrangidas no ranking THE. Também são excluídas instituições que não enviam os dados solicitados pela publicação, embora a participação seja gratuita.

Fonte: www.ufsm.br