Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Submissão de artigos para o Fórum Tratado Cidadão prossegue até 19 de outubro



O Fórum do Movimento Tratado Cidadão está com inscrições abertas para acadêmicos interessados em apresentar trabalhos na segunda edição do evento este ano. A submissão de artigos foi prorrogada para 19 de outubro e deve ser realizada através do site www.tratadocidadao.com.br.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) é uma das apoiadoras da iniciativa, que visa estimular projetos acadêmicos que envolvam temáticas como cidadania, responsabilidade social, democracia, ética, transparência e inovação.

O Fórum tem por objetivo a divulgação de trabalhos de universitários, orientados por um docente, que contemplem práticas cidadãs de interação da instituição de ensino com as organizações de produção e/ou prestação de serviços.

As apresentações do Fórum ocorrerão nos dias 25 e 26 de outubro no auditório da Prograd, que fica na sala 221 do Prédio 48-D, no campus sede da UFSM.

O Movimento Tratado Cidadão surgiu em 2010, por iniciativa de um grupo de professores de ensino superior de Santa Maria, para fomentar o diálogo entre as Instituições de Ensino Superior, a sociedade e as organizações produtoras de bens ou prestadoras de serviço. O objetivo central é recriar o elo entre os saberes científicos e os saberes práticos, ressaltando a importância da formação não só de profissionais especializados e produtores de conhecimento, como também de cidadãos atentos às demandas sociais contemporâneas. Acesse o texto de apresentação do Tratado aqui.

Programação – A 2ª edição de 2018 do Fórum Público do Movimento Tratado Cidadão pretende colocar em debate os diferentes desafios enfrentados por recém-formados, tanto no setor público quanto nas organizações privadas.

Entre os convidados para debater os desafios no setor público estão o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa; a secretária de Educação de Santa Maria, Lucia Madruga; a procuradora geral do Município, Rosana Boeira; e a representante do Observatório Social, Tânia da Silva. A mesa acontecerá no dia 25, às 9h30, na sala 221 do prédio 48-D do campus sede.

Na parte da tarde, no mesmo local, acontecerá a mesa sobre o setor privado, às 15h30. Entre os convidados estão Marcos Falkembach, do Colégio Riachuelo; Ademir da Costa, presidente do Sindilojas; Andrewes Koltermann, representante da Faculdade de Direito de Santa Maria; Álvaro Flores, da Faculdade Integrada de Santa Maria; e Ricardo Diaz, diretor da ADCE.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail participe@tratadocidadao.com.br ou na página do Projeto no Facebook.

 


Publicações Recentes