Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

#DescubraUFSM: Instituições de Ensino Superior privadas de Santa Maria participarão do evento em 2018

Peça gráfica do Descubra 2018 com desenho de astronauta, céu estrelado e a marca do evento composta. A imagem traz o seguinte texto: Dias 04, 05 e 06 de outubroPela primeira vez, o Descubra UFSM irá congregar outras instituições de ensino superior (IES) de Santa Maria. Desse modo, os estudantes que visitarem o Centro de Eventos, de 4 a 6 de outubro, além de conhecerem a UFSM e o que a instituição oferece, também poderão se informar sobre os cursos ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha (IFF),  pela Universidade Franciscana (UFN) e pela Faculdade Palotina (FAPAS).

A participação das outras instituições foi articulada por meio do Fórum da Educação Superior em Santa Maria, criado em julho deste ano por iniciativa do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, junto às demais IES da cidade. O principal objetivo do Fórum é congregar as instituições de Santa Maria, visando à construção de estratégias comuns de atuação para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão.

O reitor Paulo Burmann saudou a participação das IES nesta edição do Descubra como uma das primeiras ações concretas do Fórum. “Estamos trabalhando para atuarmos de forma articulada junto às instituições, que merecem todo nosso respeito e consideração. Neste cenário, não há disputa entre instituições públicas e privadas, mas um esforço conjunto pela educação”, salienta.

A seleção das IES participantes do Descubra se deu por meio de edital para uso de cinco espaços colaborativos. Três deles serão utilizados pelas instituições de ensino e um por uma autoescola da cidade.

Segundo o coordenador do Descubra e o pró-reitor substituto de Graduação, Jerônimo Tybusch, outras três IES de Santa Maria sinalizaram interesse em participar da próxima edição. “As que não aderiram somente não o fizeram em face da data e do tempo. Mesmo assim, considero muito boa a adesão para uma primeira abertura”, afirma Tybusch.

Anualmente, cerca de 25 mil visitantes participam do Descubra. Para a edição de 2018, aproximadamente 115 escolas de ensino fundamental e médio estão confirmadas e 220 ônibus de estudantes cadastrados.

Fonte: www.ufsm.br