Revista britânica aponta melhora no desempenho da UFSM em ranking internacional

Um dos principais rankings universitários do mundo, publicado pela revista britânica Times Higher Education (THE), revelou melhora no desempenho da UFSM em quase todos os índices avaliados pela publicação. O World University Rankings 2019 foi divulgado no final de setembro, com a classificação de mais 1.250 universidades de 36 países.

Apesar de manter a mesma classificação da edição de 2018, entre as 1.100 melhores universidades do mundo, a UFSM apresentou avanço em sua pontuação geral, que passou de 15.5 para 18.9. Em critérios específicos, a Universidade também apresentou melhoras: na pesquisa, avançou de 5.1 para 8.4; em relação às citações (item que mede a influência da pesquisa), sua pontuação subiu de 9.3 para 11.4; na área de transferência de conhecimento, passou de 33.3 para 35.8; e quanto ao panorama internacional, obteve ascensão de 15.8 para 16.5. A Universidade apresentou decréscimo somente no índice que avalia o ambiente de aprendizagem, cuja pontuação recuou de 22.3 para 18.4.

Para o vice-reitor, professor Luciano Schuch, “o resultado do ranking da THE evidencia o crescimento e a evolução da Universidade ano após ano, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta”. Além disso, Schuch destaca a importância da participação da UFSM nos rankings, como forma de dar visibilidade à Universidade e contribuir para o processo de internacionalização, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O ranking da THE foi criado em 2004 e fornece uma lista anual das melhores universidades do mundo. Além da classificação geral, a publicação também produz ranqueamentos regionalizados. Em julho deste ano, a revista classificou a UFSM como a 51ª melhor universidade da América Latina e entre as 350 melhores universidades dos países emergentes.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Fonte: www.ufsm.br