Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

UFSM realiza I Seminário sobre a Temática Étnico-Racial



O Núcleo de Estudos Contemporâneos (Necon) e o GT Negros, vinculados ao Departamento de Ciências Sociais da UFSM, juntamente com o Grupo de Pesquisa Memória e Educação – Povo de Clio, do Centro de Educação, e o Ciclo de Estudos sobre História e Cultura Afro-Brasileira do CTISM realizam o I Seminário sobre a Temática Étnico-Racial e o IX Ciclo de Estudos sobre História e Cultura Afro-Brasileira. As atividades ocorrem nos dias 9, 10, 23 e 24 de novembro, com mesas-redondas e simpósios temáticos.

O seminário tem como objetivo compartilhar experiências e pesquisas realizadas ou em desenvolvimento, no âmbito regional das Instituições Federais de Ensino do Rio Grande do Sul, sobre a temática da educação das relações étnico-raciais. O enfoque é para os desdobramentos que passam a ser exigidos pela Resolução 02/2015 – CNE/MEC e em adição à avaliação de reserva de vagas nas IFEs, após decisão do STF pela constitucionalidade destas.

A principal meta das duas atividades, além de aproximar e compartilhar estudos e pesquisas, é contribuir para a eliminação do racismo, do preconceito e da discriminação racial, bem como para a inclusão social de negros e indígenas na Universidade.

Os simpósios e mesas-redondas articularão a questão das relações étnico-raciais com diversos temas, como educação, migrações, relações de gênero/sexualidade, saúde, religiosidades, direitos humanos, política, territorialidades, história e cultura afro. Resumos de trabalhos científicos que versem sobre as temáticas podem ser submetidos a avaliação até 28/10.

A programação completa, normas de submissão dos resumos e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gtnegrosnecon@gmail.com e na página do GT Negros no Facebook. As inscrições estão disponíveis neste link.

Cartaz das atividades do Mês da Consciência Negra, cujas atividades estão listadas em https://www.facebook.com/NEAB.SantaMaria/

Fonte: www.ufsm.br


Publicações Recentes