Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Enade 2018: Preenchimento do Questionário segue até quarta, 21 de novembro

Os alunos concluintes que participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no próximo dia 25/11, têm até esta quarta, 21 de novembro, para responder ao Questionário do Estudante e ter acesso ao seu local de prova. O estudante que não o fizer ficará em situação irregular junto ao Enade.

O preenchimento do questionário e o comparecimento ao Exame são requisitos para a colação de grau e emissão do diploma de graduação. Já os alunos classificados como ingressantes necessitam apenas ser inscritos pela Universidade no Enade, não realizando a prova.

As informações sobre a prova estão disponíveis no site do Enade. Uma das novidades desse ano é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store, onde os inscritos poderão ter acesso ao cadastro de senha, cronograma e resultados.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de verificar a qualidade de ensino superior do Brasil. Neste ano,  19 cursos dos quatro campi da UFSM realizarão o Enade no dia 25 de novembro, domingo, a partir das 13 horas. O local da prova foi divulgado na última sexta-feira (9) e pode ser consultado no portal do exame.

Confira os cursos da UFSM que realizarão o Enade 2018:

Campus Santa Maria:

Administração Diurno
Administração Noturno
Ciências Contábeis Diurno
Ciências Contábeis Noturno
Ciências Econômicas Diurno
Ciências Econômicas Noturno
Comunicação Social – Jornalismo
Comunicação Social – Public. e Propaganda
Desenho Industrial
Direito Diurno
Direito Noturno
Psicologia
Relações Internacionais
Serviço Social

Campus Frederico Westphalen:

Jornalismo

Campus Palmeira das Missões:

Administração Diurno
Administração Noturno
Ciências Econômicas

Cursos EaD:

Administração Pública

O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Todas as instituições que se enquadram nas normativas do MEC passam pelo mesmo processo. A partir do Enade é possível verificar quais são as deficiências e as qualidades de cada curso em cada instituição. A nota do exame é um dos itens do Conceito Preliminar de Cursos (CPC),  que colabora com o reconhecimento da instituição na sociedade e também com a distribuição de recursos.

Outras informações sobre o exame são obtidas diretamente com os coordenadores de curso, na página da UFSM sobre o Enade, pelos e-mails coplaiufsm@gmail.com e pi@ufsm.br, ou pelos ramais (55) 3220.8182 e 3220.8784.

Confira a reportagem da TV Campus sobre o Enade: