Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encontro Intercultural Indígena marcou o Dia do Índio no Campus de Palmeira das Missões



Apresentação dos alunos da Escola Indígena Davi Fernandes

Em referência ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril para lembrar e reforçar a identidade dos povos indígenas e a importância de refletir, preservar e respeitar seus valores culturais, foi realizado na última quarta-feira (17) o Encontro Intercultural Indígena na UFSM Campus de Palmeira das Missões: reflexões, avanços e perspectivas.

O evento, realizado no auditório da Instituição, foi organizado pelo Núcleo de Ações Afirmativas, Direção e pelo Programa de Extensão em Desenvolvimento Regional Sustentável.

Durante todo o dia foram realizados momentos culturais com grupos indígenas da região, além de palestras, debates, reflexões e roda de conversa. Entre os temas discutidos, estavam história e territorialidade, ingresso e permanência na Universidade e coletivo das mulheres indígenas Kaingang.

O evento teve como objetivo ser um espaço de debate, valorização e respeito à cultura indígena

Segundo Ticiane Lúcia dos Santos, integrante do Núcleo de ações Afirmativas do campus, o evento foi uma oportunidade de reflexão e sensibilização à temática cultural indígena e debate sobre os avanços e perspectivas em relação às ações afirmativas. “O Encontro Intercultural Indígena surgiu a partir da iniciativa de acadêmicos do campus de Palmeira das Missões em referência ao dia do Índio que se comemora no dia 19 de abril. Aproveitando a data, planejamos um evento que mostrasse um pouco da cultura indígena, e debatesse as ações afirmativas na universidade. Acredito que foi um espaço inicial de discussão, pois nossa intenção é continuar ampliando as atividades que promovam o respeito à diversidade e os diferentes saberes na universidade” comentou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-14660

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes