Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Fien e Prolicen destinam R$ 320 mil a projetos de ensino; inscrições até 28/4

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) está recebendo inscrições de projetos interessados em concorrer ao Fundo de Incentivo ao Ensino (Fien) e ao Programa de Licenciaturas (Prolicen). As inscrições devem ser realizadas até o próximo domingo, 28/4.

O Fien vai destinar cento e oitenta mil reais para o desenvolvimento de projetos que contribuam para o desempenho acadêmico nos cursos da UFSM. Os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade poderão submeter propostas voltadas à formação integral do aluno, à redução da evasão e das reprovações e à melhora dos índices de qualidade do curso. Também será considerado o uso de métodos de ensino atualizados e inovadores, que envolvam reforço pedagógico, compromisso socioambiental, internacionalização dos alunos, melhora no uso dos espaços de ensino e/ou capacitação pedagógica dos docentes.

O proponente deve ser coordenador de projeto que possua registro na Plataforma de Projetos da UFSM, com status “em andamento ou renovado” e data de encerramento posterior a 30 de dezembro de 2019.

Já o Prolicen é voltado a projetos de docentes que atuem nos cursos de licenciatura da UFSM. O programa destina-se a apoiar projetos de ensino que invistam na qualidade dos cursos e na formação dos acadêmicos, privilegiando ações voltadas à educação básica e/ou à integração da universidade com a rede pública de ensino.

Será destinado um total de cento e quarenta mil reais para o Prolicen, a ser utilizado para pagamento de até dois alunos bolsistas por projeto. As propostas poderão ser encaminhadas pelos docentes nas categorias projeto individual ou integrado, dentro dos seguintes temas: gestão escolar e educacional; produção do conhecimento; formação permanente de professores; práticas pedagógicas; práticas curriculares; educação inclusiva; educação não formal; artes, culturas e linguagens; novas metodologias educacionais; ou uso das mídias e de tecnologias de informação e comunicação.

As propostas para ambos os editais devem estar alinhadas com os objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026) da UFSM.

O cronograma de seleção, a documentação exigida e os critérios de distribuição de bolsas a acadêmicos constam nos Editais N. 025/2019 (Fien) e 027/2019 (Prolicen), que podem ser acessados em www.ufsm.br/prograd.

É responsabilidade do interessado o acompanhamento periódico de homologações, retificações, convocações e demais publicações oficiais referentes aos editais. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail prograd@ufsm.br e pelo telefone (55) 3220-8389.