Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Abertura do 3º Encontro Compartilhando Saberes vai debater neurociência e educação




A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Centro de Ciências Rurais (CCR) e o Curso de Licenciatura em Educação do Campo divulgam a terceira edição do Compartilhando Saberes. O encontro é um dos eventos-satélite da 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e acontece de 21 a 23 de outubro no campus sede da UFSM.

O Encontro Compartilhando Saberes visa divulgar relatos de experiências ligadas às práticas pedagógicas nos diversos graus de aprendizagem, da educação infantil à pós-graduação, passando pela educação não formal. O objetivo é estimular a partilha de saberes e fazeres por docentes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação em geral, tanto da UFSM como de outras instituições de ensino.

As inscrições gratuitas de ouvintes que quiserem acompanhar apenas a palestra de abertura e/ou de encerramento foram prorrogadas para 17/10 e podem ser feitas em https://portal.ufsm.br/concursos/inscricao/opcoes.html?edicao=3905.  

Mesmo aqueles que já se inscreveram no Compartilhando Saberes como apresentadores ou ouvintes dos trabalhos devem realizar uma nova inscrição usando o link acima, caso queiram acompanhar as palestras de abertura e encerramento, a fim de um melhor controle de público nos ambientes e na geração dos certificados.  

Outras informações podem ser obtidas no site ufsm.br/compartilhandosaberes e pelo telefone (55) 3220-8872.

 

Abertura – A palestra de abertura do evento estará a cargo do professor de neurociência do comportamento Guilherme Marcos Nogueira. Doutorando pela PUC-RS, ele abordará o tema “Por que aprendemos o que aprendemos”, trazendo as contribuições da neurociência para a aprendizagem. O professor fará a relação entre as bases neurobiológicas dos seres e a influência do ambiente como fatores facilitadores ou impeditivos de um aprendizado mais eficiente, eficaz e efetivo. A palestra ocorre no dia 21 de outubro, às 14 horas, no Auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia da UFSM, no campus sede em Camobi.

Confira a programação completa:

21/10 (segunda-feira) – Palestra de Abertura – Prof. Guilherme Nogueira (PUC/RS)
14 horas – “Por que aprendemos o que aprendemos?”
Local: Auditório Wilson Aita (Centro de Tecnologia – CT) – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi

22/10 (terça-feira):
09 às 12 horas – Apresentação de Trabalhos 
12 às 14 horas – Intervalo
14 às 17 horas – Apresentação de Trabalhos 
Local: Prédios 43 e 44 – Centro de Ciências Rurais (CCR) – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi

23/10 (quarta-feira) –  Palestra de Encerramento – Médica psiquiatra Martha Noal (UFSM)
09 horas – “Publique ou pereça: os desafios do mundo acadêmico”
Local: Auditório do INPE – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi


 



 


Publicações Recentes