Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM é a 10ª instituição brasileira com mais cursos 5 estrelas no Guia da Faculdade Estadão



De acordo com ranking publicado pelo Guia da Faculdade, desenvolvido pelo jornal O Estado de São Paulo, a Universidade Federal de Santa Maria é a décima instituição brasileira com mais cursos 5 estrelas. Foram oito os cursos de graduação da UFSM que obtiveram pontuação máxima segundo a avaliação: Agronomia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Geografia (licenciatura e bacharelado) e Medicina Veterinária, do Campus Sede; e o curso de Enfermagem, do Campus Palmeira das Missões. Estes cursos foram os mais bem avaliados da instituição, recebendo cinco estrelas e o conceito “excelente”. 

Ao todo, foram avaliados 11.921 cursos, em mais de duas mil faculdades e universidades do país. Desses, menos de 2% dos cursos conquistaram a pontuação máxima. Na UFSM, outros 43 cursos receberam 4 estrelas, sendo considerados, de acordo com a avaliação do ranking, como “muito bons”. 

AVALIAÇÃO

Para analisar os cursos, o Guia da Faculdade utiliza a metodologia de avaliação por pares. Nesse processo, avalia instituições de ensino superior (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) cadastradas no Ministério da Educação e que já possuem ao menos uma turma com alunos formados. 

Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas, de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:

  • 5 estrelas (excelente)
  • 4 estrelas (muito bom)
  • 3 estrelas (bom)
  • Não-estrelado (inclui cursos que optaram por não participar do ranking)

 

Texto: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-15300

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes