UFSM oferta 3.416 vagas gratuitas no SiSU 2020/1º Semestre para quem realizou o Enem 2019

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o próximo domingo (26/1) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso gratuito nos cursos de graduação da UFSM. A Universidade oferece, no primeiro semestre letivo, 3.416 vagas em 89 cursos de graduação, distribuídos no Campus Sede (72 cursos em Santa Maria) e nos Campi de Cachoeira do Sul (5 cursos), Frederico Westphalen (6 cursos) e Palmeira das Missões (6 cursos).

O SiSU 2020-1 é destinado a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, que não zeraram a redação e que não participaram na condição de “treineiro” no exame. A inscrição é realizada no site sisu.mec.gov.br.

Diariamente, o MEC divulgará a nota de corte de cada curso, dando ao candidato a possibilidade de analisar se possui condições de ingressar em uma de suas duas opções de curso, informadas no momento da inscrição. Até as 23h59min do dia 26, o candidato poderá alterar os cursos e instituições desejadas.

Os candidatos que não forem classificados na Chamada Regular poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera de um dos cursos previamente escolhidos, de 29/01 a 04/02, acessando o Boletim do Candidato no site do SiSU.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM recomenda aos candidatos, principalmente àqueles que forem concorrer em uma das oito modalidades de cota, que leiam o Termo de Adesão MEC/UFSM/SiSU antes de realizar a sua inscrição.

O documento traz a documentação básica (exigida de todos os candidatos) e a específica (para cada cota). Antes de optar por uma cota, o candidato deve ter a certeza de poder apresentar a documentação solicitada e comprovar as condições declaradas no momento da confirmação de vaga, para não correr o risco de indeferimento e posterior perda da vaga mesmo após recurso.

A Prograd também aconselha o candidato a providenciar com antecedência seus documentos, pois muitas escolas e órgãos públicos ou privados adotam recessos ou horários reduzidos de atendimento nos meses de verão, o que pode atrasar a expedição de atestados, certificados e segundas vias.

As cotas socioeconômicas (L1, L2, L9 e L10), por exemplo, exigem uma série de documentos específicos de cada membro do grupo familiar declarado pelo candidato, o que pode envolver comprovação de moradia e renda, cópias de carteira de trabalho, extratos bancários, pensões, contracheques, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), declaração de Imposto de Renda, entre outros.

Em breve, o Edital da Chamada Regular será publicado em www.ufsm.br/sisu, trazendo o dia, horário e local para Confirmação de Vaga e entrega da documentação de cada curso, bem como modelos dos documentos a serem apresentados.

Outras informações podem ser obtidas através do email copa.sisu@ufsm.br, dos telefones (55) 3220.8338 e 3220.8187 e pela página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook. Consulte também o Tira-Dúvidas no site do SiSU/MEC e o Guia SiSU/UFSM.