Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

PET-CC ofereceu o Curso de Google Classroom para professores da rede Pública de Ensino

O Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação (PET-CC) da UFSM ofereceu para professores da rede pública o Curso de Google Classroom. O curso foi ministrado entre os dia 01 e 29 de junho de 2020.

Os responsáveis são os professores Giovani Rubert Librelotto (tutor do PET-CC) e Bruno Mozzaquatro (do Colégio Politécnico da UFSM). Estes professores serão os responsáveis por todo o acompanhamento de todas as postagens e atividades no âmbito deste curso, além da preparação e produção do material didático.

Na data de 27 de Maio de 2020, o governador do RS recomendou que o ambiente Google Classroom fosse utilizado nas aulas remotas, conforme informa o site do Governo do Estado:

De modo a contribuir com a educação pública, o PET-CC está ofertando este Curso, durante estas 4 semanas, de forma online e gratuita.

Esta foi a terceira edição deste curso, apenas no semestre corrente. A primeira edição (projeto piloto) foi específica para a Escola Municipal 18 de Abril, de Fortaleza dos Valos/RS, com 13 professores capacitados. A segunda edição teve como público alvo professores da rede municipal de Santa Maria/RS, totalizando 285 professores capacitados. Esta terceira edição está aberta a professores do ensino público estadual, entretanto estará disponível também para demais professores interessados.

No total, foram 999 vagas disponibilizadas, que é o limite de uma turma no Google Classroom, pois as aulas serão ministradas no próprio ambiente, permitindo que o docente desvende a ferramenta enquanto passa por todos os pontos da ementa. Essas vagas foram ocupadas em pouco mais de 12h após a divulgação e somente há lugar, no momento, na lista de espera.

Os professores inscritos para esse curso estão geograficamente distribuídos em todas as regiões do estado do Rio Grande do Sul, conforme o mapa a seguir:

O perfil dos professores inscritos está descrito nos gráficos a seguir, a partir de um questionário realizado no início do curso, onde 72,4% de todos responderam:

A partir destes gráficos, percebe-se que poucos professores tiveram experiência com ambientes virtuais de aprendizagem como docentes, destacando que mais de 92% deles não haviam usado o Classroom previamente. A maior parte dos professores são do ensino estadual (quase 72%), atuando de forma bem distribuída entre ensino fundamental (até 6o ano e entre 70 e 9o ano) e médio.

O curso é todo baseado em vídeos-aula. A cada dia, nas primeiras duas semanas do curso, será postado um vídeo explicativo exatamente às 8 horas da manhã, seguindo esta ementa:

Aula 00 – Apresentação do Curso de Google Classroom

Aula 01 – Introdução ao Google Classroom

Aula 02 – Criando uma turma e realizando postagens em uma turma no Google Classroom

Aula 03 – Como uma instituição de ensino pode solicitar acesso ao G Suite for Education

Aula 04 – Aplicativos do Google Classroom (app) no iOS (iPhone e iPad)

Aula 05 – Aplicativos do Google Classroom (app) no Android

Aula 06 – Criação e correção de atividades no Google Classroom

Aula 07 – Reaproveitamento de postagens no Google Classroom

Aula 08 – Perfis institucionais x perfis comuns no Google Classroom

Aula 09 – Como entregar arquivos em uma atividade no Google Classroom

Aula 10 – Compartilhando arquivos entre alunos e professores

Aula 11 – Como excluir turmas no Google Classroom

Aula 12 – Dicas de como usar o Google Classroom com seus alunos

Aula 13 – Usando o Google Meet em reuniões online

Aula 14 – Usando o Google Jamboard como quadro em branco

Aula 15 – Publicando um vídeo no YouTube

Aula 16 – Utilizando o Google Drive com o Classrooom

Aula 17 – Criando documentos compartilhados com os alunos usando o Google Docs

Aula 18 – Criando formulários no Google Classroom

Aula 19 – Gravação de vídeo-aulas para postagem no Google Classroom

Aula 20 – Integrando o Google Calendar com o Classoom

Aula 21 – Encerramento do Curso de Google Classroom

Todos os vídeo-aula estão disponíveis publicamente através do YouTube?

Ao longo do curso, foram realizadas 4 atividades avaliativas, para que todos os itens da Ementa sejam abordados em formato de exercícios.

Foi solicitado, a todo inscrito, um comprovante de docência para que o mesmo possa participar de todas as atividades, de forma que apenas professores atuantes possam frequentar o curso.

O projeto de extensão está registrado no Portal de Projetos da UFSM sob o número 054313.

Eventuais dúvidas, o contato do docente égiovani.librelotto@ufsm.br