UFSM divulga resultados do questionário sobre o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) aplicado aos docentes

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM divulgou o relatório do questionário realizado com os docentes da Instituição sobre a adoção e o uso do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). Disponibilizado entre o fim de maio e o início de junho, o questionário teve como objetivo fazer um diagnóstico sobre a participação e o aproveitamento dos docentes e alunos nas mais de duas mil disciplinas ofertadas neste semestre na UFSM. Este diagnóstico auxiliará na organização da retomada das aulas presenciais e na organização de capacitações.

No total, 1.451 docentes (67%) participaram do questionário. Na graduação, o índice foi de 69,5%; na pós-graduação, 66,8%; e no ensino médio e pós-médio, 66,1% dos professores participaram. A adesão ao REDE por disciplina foi de 77,7%, sendo 77,2% na graduação, 76% na pós e 89,7% no médio e pós-médio. Entre os docentes que responderam, 90,42% aderiram a pelo menos uma disciplina. A forma de adesão foi total para 51,2% e parcial para 48,8%.

Entre os principais desafios enfrentados no desenvolvimento da disciplina estão: dificuldades do trabalho remoto, transposição dos conteúdos do presencial para o virtual e conexão de internet de má qualidade. Entre as principais ferramentas utilizadas para o desenvolvimento da disciplina estão e-mail, Moodle, ferramentas para webconferência e Whatsapp. Também foram apontadas as principais dificuldades no REDE, motivos do discente não participar da disciplina, dados específicos por cursos, entre outras informações, que podem ser conferidas aqui.

O Regime de Exercícios Domiciliares Especiais foi adotado com o objetivo de manter a conexão e a comunicação entre docentes e discentes durante a suspensão das atividades presenciais e é orientado pelas Instruções Normativas 02/2020 e 03/2020 da Prograd.

Os(as) alunos(as) da instituição têm até o dia 3/7 para participarem da consulta sobre sua percepção a respeito do REDE.

ATUALIZAÇÃO: Acesse a Resolução N. 024/2020/UFSM, de 11 de agosto de 2020, que regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e outras disposições afins, durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas Presenciais em face da Pandemia da COVID-19, revogando as Instruções Normativas N. 02 e 03/2020/Prograd.

Fonte: www.ufsm.br