Encontro Compartilhando Saberes divulgará relatos de experiências didático-pedagógicas de forma on-line

A quarta edição do Encontro Compartilhando Saberes, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd), em parceria com o curso de Licenciatura em Educação do Campo, acontecerá de forma on-line em 2020. O evento, que visa divulgar experiências didático-pedagógicas de alunos e professores da UFSM, também é aberto a docentes da educação básica e de outras instituições de ensino superior que queiram submeter resumos de seus relatos na área. As apresentações por videoconferência acontecerão no dia 23 de outubro, em dois turnos, através da plataforma Google Meet, e terão a duração máxima de dez minutos cada.

Este ano, o tema central do Compartilhando Saberes são os processos de ensino-aprendizagem mediados por Tecnologias Educacionais em Rede. A temática da educação remota ganhou relevância durante a pandemia de covid-19, ao reconfigurar o cenário do ensinar e do aprender no país e no mundo. Os relatos de experiência necessariamente não precisam ter relação direta com o tema central do evento. Os eixos temáticos do Compartilhando Saberes contemplam: currículo e gestão; educação inclusiva; formação e trabalho docente; metodologias de ensino-aprendizagem; ensino e práticas no ambiente escolar.

Além dos participantes externos, o Encontro Compartilhando Saberes também reúne estudantes vinculados aos programas Pibid e Residência Pedagógica da UFSM, bem como acadêmicos do Programa de Licenciaturas (Prolicen) e do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn).

As inscrições para ouvintes já estão abertas e podem ser feitas no rodapé de eventos do site ufsm.br/prograd. até o dia 16 de outubro. Já as inscrições para apresentadores(as) foram prorrogadas para 30 de setembro e podem ser realizadas no mesmo link.

Em caso de dificuldades na submissão do resumo via sistema, os(as) apresentadores(as) poderão enviar os arquivos diretamente ao email compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com.

As normas e modelos para submissão dos resumos já se encontram disponíveis, nas versões para acadêmicos de graduação ou pós-graduação e para professores. Outras informações podem ser obtidas pelo email compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com.