Estudantes que atuarem como mesários em Santa Maria poderão registrar horas como ACG

Um convênio firmado entre a UFSM e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) possibilita a estudantes de graduação que atuarem como mesários em eleições tenham a participação registrada como Atividade Complementar de Graduação (ACG). Alunas e alunos que cumprirem todas as atividades terão computadas 30 horas/aula em atividades extracurriculares. As eleições municipais de 2020 serão realizadas no dia 15 de novembro.

Podem participar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, a partir do 2° semestre, e que sejam eleitores registrados no município de Santa Maria.

Além das atividades desenvolvidas durante a eleição (1º e 2º turnos, se houver), os selecionados deverão realizar treinamentos prévios, como o Curso de Mesários, oferecido pela Justiça Eleitoral. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as capacitações ocorrerão na modalidade EaD.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro. Interessados devem manifestar a intenção por e-mail, enviando nome, número do Título de Eleitor, zona eleitoral, data de nascimento, e-mail e telefone de contato para zon135@tre-rs.jus.br e zon041@tre-rs.jus.br. Também é possível preencher formulário no site do TRE.

Mesário-Universitário

convênio Mesário-Universitário foi firmado entre a UFSM e o TRE-RS em maio de 2018, com objetivo de propiciar aos estudantes a atuação como mesários, função essencial ao desenvolvimento e à lisura do pleito eleitoral. O projeto possibilita contato dos graduandos com temas e institutos do Direito Eleitoral, bem como o registro das atividades complementares. Outras informações são obtidas através do email proplan@ufsm.br.

Fonte: ufsm.br/proplan