UFSM oferece serviços de apoio psicológico de forma remota a estudantes

O Núcleo de Apoio à Aprendizagem (Ânima) da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) presta atendimentos totalmente gratuitos nas áreas de Psiquiatria e Psicologia aos estudantes da UFSM, com foco no enfrentamento das dificuldades acadêmicas.

Desde o início da suspensão das atividades presenciais, todos os serviços foram adaptados para continuar funcionando de forma online. Os estudantes podem entrar em contato pelo chat da página do Núcleo de Apoio à Aprendizagem no Facebook. Os psicólogos estão disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A duração de cada conversa é de aproximadamente 50 minutos. Todos os estudantes podem acessar o apoio psicológico via chat sempre que sentirem necessidade e não é necessário agendar, apenas enviar uma mensagem privada. Contudo, o psicólogo plantonista pode estar conversando com alguém no momento. Nesse caso, o solicitante será orientado a aguardar alguns minutos. Também é possível entrar em contato por e-mail, através do endereço suportepsicologicocaedufsm@gmail.com

A partir de julho, o apoio pedagógico também passou a ser oferecido por chamadas de vídeo e áudio. Para ser atendido desta forma, o estudante precisa solicitar agendamento com os psicólogos do plantão no chat da página do Núcleo de Apoio à Aprendizagem. Após uma breve conversa, será encaminhado a preencher um pequeno formulário. No dia e horário agendados, receberá por e-mail um link para acesso ao atendimento. Cada estudante terá até quatro atendimentos por vídeo/áudio, que serão semanais, cada um com duração aproximada de 50 minutos. Após esses encontros, continuará tendo acesso ao apoio psicológico via chat, por escrito, sempre que sentir necessidade.

O atendimento psicológico é breve e focal, voltado a acolher e orientar questões emocionais no momento em que há a necessidade de auxílio, através de um espaço de expressão e de escuta. Esse atendimento é individual e de procura espontânea pelo aluno, e tem o objetivo de auxiliar na superação de dificuldades emocionais, evitando que uma dificuldade circunstancial se transforme em algo crônico, através da escuta, de esclarecimentos e de orientações.

Os atendimentos da área da Psiquiatria passaram a ser por demanda e de forma remota, por videochamadas. Os alunos que estavam em atendimento por agendamento antes da suspensão das atividades presenciais foram avisados que poderiam continuar a procurar atendimento caso precisassem. No decorrer do isolamento social, surgiu a demanda de novos pacientes, os quais foram todos atendidos pelos médicos psiquiatras

No momento, a equipe do Ânima conta com dois servidores psicólogos e mais cinco psicólogas pós-graduandas, que atuam através de um projeto de ensino. Nesse mesmo projeto, colaboram duas pós-graduandas com formação na área de Letras e uma servidora psicopedagoga, que realizam os atendimentos pedagógicos. Para atendimentos psiquiátricos, a equipe tem três médicos, dois servidores médicos psiquiatras e um médico residente em Psicoterapia, orientado por um dos servidores médicos.

Para a segurança do aluno, os psicólogos são profissionais credenciados no Conselho Regional de Psicologia autorizados a realizar atendimentos online, e devem manter todos os princípios éticos profissionais, como a garantia de sigilo dos dados e do conteúdo das conversas.

A Caed também oferece palestras e rodas de conversa online, que abordam temas diversos de saúde mental e aprendizagem. É possível conferir mais sobre esses eventos e novidades nas páginas da CAEd no Facebook e no Instagram.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias