Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Curso “Como encontrar os documentos científicos objetivamente”

Em junho de 2020, a Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) ofereceu aos alunos da instituição o minicurso gratuito “Como encontrar os documentos científicos objetivamente“. O ministrante foi Michael David de Souza Dutra, doutor pela Ecole Polytechnique de Montreal, Canadá.

O minicurso online foi destinado preferencialmente a estudantes da UFSM em fase de elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação ou tese. Com duração de duas horas e direito a certificado, o curso foi organizado conforme área do conhecimento, para melhor direcionamento do conteúdo.

O objetivo central do minicurso era facilitar a revisão da literatura e a organização da metodologia de pesquisa, fases fundamentais de uma investigação científica, através da busca eficiente de documentos, artigos, patentes e livros relevantes ao tema pesquisado.

A pedido do ministrante, a fim de atingir aos interessados que não foram contemplados pelas vagas do curso, a Prograd agora disponibiliza publicamente os conteúdos ministrados, reorganizados de acordo com as bases de dados e mecanismos de busca mais utilizados em pesquisa atualmente:

Curso introdutório:

Curso com foco no Compendex:

Curso com foco no Web of Science:

Curso com foco no PubMed: