Ciências da Religião forma sua primeira turma de Educação a Distância na UFSM

Acontece nesta sexta-feira, 15/01, às 19h, a formatura da 1ª turma de Licenciatura do curso de Ciências da Religião da Universidade Federal de Santa Maria em convênio com a Universidade Aberta do Brasil. Ao todo serão 44 profissionais formados no curso e o evento pode ser acompanhado pela internet no link  https://youtu.be/MeEOBdWiH6w.

O curso foi aprovado para ser gerido entre os anos de 2017 a 2020 nos polos de Quaraí, São João do Polêsine, Cacequi, São Francisco de Paula e Constantina, do Rio Grande do Sul. Esta é a primeira experiência de uma graduação em Ciências da Religião na UFSM e também em universidades públicas federais do sul do país. A Universidade Federal de Santa Maria, caracterizada por seu pioneirismo na formação de professores em diversos cursos de licenciatura, não poderia ser diferente na área da formação da religiosidade escolar como área do conhecimento. O curso está vinculado ao departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM.

É uma experiência gestada a partir do projeto de pesquisa, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM, sob o título “Catástrofe, Trauma e Resistência: a Experiência Estética na Formação de Professores”, aprovado no Edital Universal, do CNPq, de 2013 a 2016. O projeto teve origem a partir do acontecimento da boate Kiss, com o intuito de levantar a autoestima da nossa cidade e da própria universidade, abalada pela tragédia.

O projeto escutou o depoimento de alunos e professores de escolas e, ainda, entrevistou autoridades ou mesmo pessoas leigas que vivenciaram de perto a tragédia da boate Kiss e que atuaram no socorro às vítimas. Entrevistou também professores que tiveram perdas de alunos em suas turmas na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, para saber o que modificou, depois do ocorrido, em seu cotidiano pedagógico. Os resultados das entrevistas trouxeram à tona a importância da religião na vida das pessoas, no sentido da busca de uma explicação e forma de resiliência para interpretar e dar um sentido ao sucedido. Como forma de tornar a discussão do tema da religião mais presente no dia-a-dia da Universidade, os coordenadores do projeto trabalharam no sentido de oferecer um curso nessa área para formar professores de Ensino Religioso.

O profissional habilitado na área poderá atuar também na assessoria a movimentos sociais, empresas, comunidades de base, igrejas e partidos políticos, entre outras instituições, fomentando o cultivo da espiritualidade com vistas à elaboração das adversidades com valores como respeito, tolerância, reconhecimento e inclusão do outro. O Ensino Religioso é uma das cinco áreas definidas como prioritárias pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e carece de profissionais licenciados na área de Ciências da Religião. O Ensino Religioso busca contribuir para o reconhecimento e respeito às diferentes expressões religiosas provindas das diversidades culturais dos povos, possibilitando diferentes leituras sobre o mesmo fenômeno religioso.

Fonte: Centro de Educação UFSM