Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Biblioteca Central da UFSM divulga novidades neste início de semestre

Desde o ano passado, houve capacitação de usuários, disponibilização de novas bases de dados e obras no prédio da BC

Prédio da BC recebeu obras em 2020

Desde março de 2020, com a suspensão das atividades presenciais na UFSM, a Biblioteca Central da UFSM passou a trabalhar de maneira híbrida. Para segurança da comunidade acadêmica, os serviços de atendimento presencial e empréstimo de livros físicos estão suspensos desde então, e o prazo de devolução dos livros tem sido renovado automaticamente, até que as atividades presenciais sejam retomadas.

Estas e outras informações a respeito do Sistema de Bibliotecas da UFSM serão abordadas em um bate-papo nesta quinta-feira (20/5), às 16 horas, no canal do YouTube da Pró-Reitoria de Graduação: ufsm.br/youtubeprograd.

Para continuar auxiliando discentes, docentes e pesquisadores durante o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), a BC dispõe de bases de e-books, livros em formato digital, que a comunidade acadêmica pode acessar de forma totalmente gratuita. São eles: Minha Biblioteca e EBSCOhost, que oferecem material bibliográfico de diversas áreas do conhecimento, e IEEE e Wiley Total Engineering, voltadas para a área das engenharias. Além dessas bases, a BC conseguiu disponibilizar, através de parcerias, dez acessos temporários a acervos eletrônicos em 2020. Neste ano, outros oito trials, como são chamados os acessos temporários, já estão em curso, e este número deve aumentar durante o ano.

Com o intuito de ajudar os usuários a entender o funcionamento das bases digitais e demais recursos que o Sistema de Bibliotecas da UFSM utiliza, as equipes das bibliotecas produziram uma série de tutoriais online, que podem ser acessados a qualquer momento. A BC também passou a ofertar capacitações quanto à busca por fontes de informação, realizadas por servidores da Biblioteca Central e editores científicos, em plataformas digitais, com orientações personalizadas ou em grupos.

Capacitações de usuários

Em 2020, foram capacitados 1.538 usuários, incluindo público externo, em duas capacitações pela Biblioteca Central, além de 106 usuários pela Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e 40 pela do Centro de Tecnologia (CT). Os temas das capacitações foram quanto ao uso do Portal Capes, do gerenciador de referências Mendeley, das bases Scopus, Science Direct, Wiley, da Minha Biblioteca, de base de referências, do Manual de Dissertações e Teses (MDT), assessoria em estruturação de TCC, uso das fontes das Bibliotecas UFSM e do Serviço de Descoberta das Bibliotecas.

2020 foi de evolução em usuários virtuais e obras no prédio

Mesmo com o trabalho majoritariamente remoto, as bibliotecas da UFSM não pararam de evoluir. Em 2020, o Portal de Periódicos da UFSM, que congrega 39 revistas científicas da Instituição, sediado e coordenado pela Biblioteca Central, comemorou um aumento de 10,8% nas visitas ao Portal e de 41,3% de navegação pelas páginas das publicações científicas produzidas na UFSM em 2020.

O Manancial – Repositório Digital da UFSM teve mais de seis milhões de acessos do mundo todo durante o ano, número que demonstra a contribuição do repositório com a internacionalização da produção científica, técnica, artística e acadêmica da Universidade. O Núcleo de Aquisição da BC, responsável pelos processos de compra de material bibliográfico, informou que foram adicionados 3.700 exemplares de livros impressos aos acervos das bibliotecas da UFSM em 2020.

Também em 2020, foram instaladas câmeras de circuito interno na Biblioteca Central que visam promover a segurança das pessoas e do patrimônio. Atualmente, uma obra de impermeabilização da laje da Biblioteca Central está em curso, e espera-se a ampliação de uso dos espaços do subsolo por parte da comunidade. “Apesar da suspensão generalizada do trabalho presencial, alguns guerreiros e guerreiras continuaram e continuam a trabalhar para cuidar das melhorias de conforto e segurança da comunidade quando ocorrer o retorno”, afirma o bibliotecário Fernando Leipnitz, gerente da Biblioteca Central.

Sala Desenho Acessível

Ainda neste período, ficou pronta a Sala Desenho Acessível, um espaço de interação com o conhecimento que busca atender as mais diversas formas de acesso à informação. O projeto, feito pela Biblioteca Central em conjunto com a Coordenadoria de Ações Educacionais, visa permitir expandir as maneiras de uso das fontes de informação, por meio de computadores com softwares leitores de tela, monitores maiores que, a partir de lupas eletrônicas, permitem a expansão das imagens e facilitam a leitura das pessoas com baixa visão. A Sala Desenho Acessível também permite a guarda do acervo de obras em Braile e conta com mobiliário ergonômico, respeitando as questões da legislação da acessibilidade.

WhatsBC

A Biblioteca Central criou o WhatsBC, um canal de atendimento pelo WhastApp para tirar dúvidas, resolver questões e encaminhar usuários com agilidade. O WhatsBC atende em dias úteis, das 8h às 17h, pelo número (55) 99142-3362.

site da Biblioteca Central na UFSM também está sendo usado para tirar dúvidas, como de que maneira alunos que estão em processo de colação de grau podem fazer a devolução de livros, e postar dicas para os leitores.

Confira mais informações sobre as opções oferecidas pela BC.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista