Equipe da UFSM é vice-campeã em competição de arbitragem empresarial

Projeto teve apoio do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn), da Prograd/UFSM

A equipe Arbitra, da UFSM sagrou-se vice-campeã na 6ª CAEMP, competição de arbitragem empresarial promovida pela PUCRS, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio. O evento reuniu equipes de todas as regiões do país, em torno de simulações de uma corte arbitral nos moldes internacionais. Os grupos inscritos, divididos em Equipe Requerente e Requerida apresentaram, escrita e oralmente, defesas diante de um caso fictício, disponibilizado pela comissão organizadora.

Nas fases classificatórias, a dupla Requerente, formada pelas alunas Marina Dal Pizzol Siqueira (6º semestre) e Laura Guilherme Lopes (8º semestre), enfrentou o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA) e a Universidade Federal de Goiás. Já a equipe Requerida, formada pelos alunos Taina Spadoa Vidi (8º semestre) e Rafael Garcia Camuña Neto (3º semestre), enfrentou a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Dentre mais de 20 equipes, a UFSM classificou-se para as fases eliminatórias em 6º lugar, tendo enfrentado, na posição de Requerida, nas quartas-de-final, a equipe da Universidade Federal de Santa Catarina e, na semifinal, também na posição de Requerida, a equipe da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Depois de dois painéis, a UFSM classificou-se para a final da competição, quando enfrentou, na posição de Requerente, a UFRGS, obtendo o 2º lugar geral.

A oradora Taina Spadoa Vidi conquistou ainda uma menção honrosa por seu desempenho, e a equipe conquistou o 3º Melhor Memorial Equipe Requerida. O grupo foi integrado também pelos acadêmicos Douglas Ferreira Luz, Giovana Franceschi, Leonardo Gomes (da Antonio Meneghetti Faculdade), Paola Gabriele Inda Teixeira e Thiago Teixeira.

A equipe agradeceu o apoio institucional da UFSM e de sua coordenadora, a professora Maria Cristina D’Ornellas. O projeto “Meios alternativos/consensuais de solução de conflitos: negociação, mediação e arbitragem” foi classificado na edição 2020 do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn). A iniciativa da UFSM, coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), apoia projetos de ensino inovadores, que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico dos cursos da universidade.

Fonte: ufsm.br/direito